04 January, 2007

Os 7 dons do Espírito Santo



Jovens de São Mateus receberam os sete dons do Espírito Santo no dia 31 do passado mês de Dezembro.


“Crisma” é uma palavra grega que significa “unção”. Crismar é, portanto, ungir. A pessoa, ao ser ungida durante a cerimónia do crisma, recebe os sete (7) dons do Espírito Santo.

O sacramento recebe este nome devido ao óleo que é abençoado na quinta feira da semana santa. Este óleo tem por nome "óleo do Crisma".

Fundamento bíblico do Crisma:

- Jesus enviou o Espírito Santo aos apóstolos conforme prometera em Actos 2,1-4 .

"Quando chegou o dia de Pentecostes, encontravam-se todos reunidos no mesmo lugar. Subitamente, ressoou, vindo do céu, um som comparável ao de forte rajada de vento que encheu toda a casa onde se encontravam. Viram, então, aparecer umas línguas à maneira de fogo, que se iam dividindo, e poisou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios de Espírito Santo e começaram a falar outras línguas, conforme o Espírito lhes inspirava que se exprimissem."

A partir daí, os apóstolos passam a “impor as mãos”, orando e transmitindo Espírito Santo.


Eis como os Apóstolos crismavam:

Os apóstolos, que estavam em Jerusalém, ao saberem que a Samaria tinha acolhido a palavra de Deus, para lá enviaram Pedro e João.
Estes oraram pelos samaritanos a fim de que recebessem o Espírito Santo, porque haviam recebido somente o Baptismo. Então impunham-lhes as mãos e eles recebiam o Espírito Santo. Actos 8, 14-17

O crisma é Confirmação do Baptismo. Também chamado de sacramento da maturidade cristã. Pois é ministrado naquela pessoa que quer realmente assumir o seu amor por Jesus Cristo e sua obra (idade da razão). Nos confere força, através dos dons que recebemos, para lutarmos por Jesus Cristo e seu Evangelho.


Como se dá o rito do crisma?


1. Imposição das mãos do bispo (ou padre autorizado) sobre os crismandos, invocando a plenitude do Espírito Santo sobre os confirmandos. 2. Unção individual com a fórmula: “N., recebe, por este sinal o Dom do Espírito Santo" ou : "N., recebe, por este sinal o Espírito Santo, Dom de Deus"

O crismado responde: “Amén!” E o Bispo continua: “A paz esteja contigo.” E o crismando: “E consigo também!”

Retirado de www.wikipedia.org

3 comments:

Anonymous said...

Parabéns Sandra!
Gosto muito do que escreves e da maneira como o dizes. Só um reparo: Crisma é uma palavra masculina e não feminina. O Crisma é o sacramento em si, o acto de ungir que tem o seu correspondente feminino na palavra Confirmação como significado da confirmação pelos confirmandos das promessas que os pais e padrinhos fizeram no seu Baptismo ao iniciarem a caminhada de fé.
Continua com os teus trabalhos sempre apreciados.

Anonymous said...

As cerimonias que se fazem na nossa igreja, são muito diferentes daquelas que se faziam há anos atrás.

Anonymous said...

Claro que sim, Janeiro 5.
As cerimónias são muito diferentes na nossa igreja e em todas as igrejas. Os tempos mudam, tudo evolui, para melhor ou para pior...O que é certo é que convém que as coisas seja diferentes consoante as épocas. Só que deviam ser ainda mais diferentes, penso eu. Mas, não tarda aí, as mudanças vão começar a ser forçosamente mais notórias, também dentro da Igreja de Cristo necessariamente. É só mais uma geração...