21 December, 2010

Mensagem de Natal

O Natal Cristão: Escola do Essencial



O Natal faz parte do património da fé cristã a que a Igreja tem por missão dar visibilidade ao longo da história. Trata-se duma celebração que nasceu no contexto dessa fé. Logo, só no interior desta poderá ser correctamente interpretada. A fé cristã é o universo de linguagem dentro do qual se capta o verdadeiro sentido do Natal. Este ‘universo de linguagem’ não é apenas algo a que se adere mentalmente. É, antes de mais, uma coisa que se vive. Por sua vez, o ‘sentido do Natal’ não depende do que cada um pensa que ele deveria ser ou gostaria que ele fosse. O Natal é que nos diz o que ele próprio é. Celebra o nascimento de Jesus, que constitui a entrada definitiva de Deus na história humana, para apontar a todos o caminho da verdadeira felicidade.
Só vivendo a fé cristã é que se percebe o significado do Natal. Mas a celebração deste tem que decorrer no seio da nossa sociedade plural. Ela fica, pois, exposta diante de quem não entende o seu significado objectivo, não lhe dá qualquer valor, ou rejeita pura e simplesmente. Acresce o facto de o Natal ser uma data que consta do calendário do conjunto da sociedade. Isto leva a que, a par do Natal cristão, exista o Natal cultural. Este último não tem conteúdo definido a priori. Mais parece o preenchimento dum espaço que a Igreja não pode controlar e com o qual a sociedade nem sempre sabe lidar. Faz-se do Natal uma grande sessão de despesas. Constroem-se fantasias à sua volta. Multiplica-se o seu significado consoante o que cada um quer. Tudo isto faz parte da chamada ‘magia do Natal’. Alguns talvez desejem até retirar-lhe o que tem de expressão pública.

Viver o Natal cristão no seio desta sociedade plural requer aprendizagem. Levantam-se questões que se tornam frentes de trabalho. Existe, em primeiro lugar, a discussão do que deve ser o pluralismo na nossa sociedade. Reconhece-se à tradição cristã o direito de o integrar ou pretende-se dar lugar a tudo menos a ela? Aceita-se que esse pluralismo surge num espaço de passado marcadamente cristão ou quer-se partir para o futuro fazendo tábua rasa do que está para trás? Este debate deve levar a perceber que, onde se risca a memória, dificilmente se consegue identidade. Deve ajudar a ver que, apagando o passado donde se vem, fica-se vulnerável à experimentação ideológica, tendencialmente tirânica, como é o caso do laicismo. A inclusão do Natal no nosso calendário civil deve-se ao passado cristão da sociedade a que pertencemos. Mas a tradição cristã tem mostrado até que respeita os outros no seio do convívio democrático. O Natal cristão não se impõe; quer existir e fazer viver.

Surge, em segundo lugar, a reflexão sobre o conteúdo do Natal cultural. Sabendo que ele não existiria sem o Natal cristão, compreende-se que este lhe aponte o que é proveitoso, sem fazer violência ao conjunto da sociedade. O Natal é, em virtude da sua origem, um elemento da simbólica cristã. Contudo, pode extrair-se dele o ‘humano fundamental’, que, de si, deve interessar a todos. Da cena do presépio, colhem-se os valores da humildade, do desprendimento, da dádiva; aprende-se a atender ao essencial da vida. Quando Deus surge no meio de nós da maneira que lá vemos, ele diz-nos o que é ser verdadeiramente humano. Está aqui a riqueza que o Natal cristão oferece à sociedade.
Pede-se aos cristãos, em terceiro lugar, um reforço identitário colectivo. É preciso cultivar o clima da fé cristã, para que ele robusteça as vivências individuais da mesma. Cada um deve fomentá-lo juntamente com outros, para que todos possam beneficiar depois dele. A fé cristã ganha consistência colectiva através de acontecimentos que lhe dão visibilidade e a fazem comunicar vida. É o caso daqueles que dão corpo ao Natal cristão. Veja-se a exposição dos estandartes do Menino Jesus nas janelas e varandas de muitas casas. Tais acontecimentos contribuem para um clima de fé cristã mais robusto, capaz de alimentar os que a praticam e de ser sinal para o mundo. O reforço identitário colectivo, que de tudo isto resulta, não pretende fomentar espírito de gueto. Está aberto às interpelações que lhe chegam do exterior, desi-gnadamente às grandes necessidades humanas. Esse reforço identitário procura ser também evangelizador; fala para fora. É bom que não enverede logo por um debate racional; talvez desgaste e não dê frutos. Convém que toque aquela área das pessoas que precede os argumentos, pois é nela que a mensagem do Natal pode fazer alguém nascer de novo.

Domingos Terra,
Professor da Faculdade de Teologia

16 December, 2010

Festa de Nossa Senhora da Conceição - São Mateus do Pico





No passado dia 8 de Dezembro vivi com as comunidades paroquiais que me estão confiadas a Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria.

Em ambas as comunidades as crianças do 1º ano da catequese celebraram nesse dia a Festa da Ave Maria. Presentes com os seus pais, partilharam com toda a comunidade a alegria da descoberta de que a Mãe de Jesus também é nossa Mãe.

Na Matriz da Madalena as condições atmosféricas não permitiram realizar a procissão. No entanto na Matriz-Santuário em São Mateus esta foi possível realizar-se desde da igreja até ao porto, onde os marítimos daquela freguesia renderam a sua homenagem à Mãe do céu, sua Padroeira.
Partilho algumas fotos deste solenidade na Paróquia de São Mateus, gentilmente cedidas pelo António Carlos Pimentel.

Ronda das Nove lança CD de originais

O grupo musical picoense Ronda das Nove lançou domingo o seu novo álbum intitulado “Arrear do barco”.
O CD foi “um projecto pensado há 4 anos e é composto com oito poemas referentes à nossa terra, daí estar sempre presente o mar, a baleia, a montanha, usos e costumes” tal como explica Luís Carlos, um dos vocalistas da banda.
Quanto a objectivos, pretendem continuar com a recolha de músicas das 9 ilhas açorianas, daí o nome Ronda das Nove.
Depois da boa aceitação por parte das comunidades, Luís Carlos espera que o álbum tenha a mesma receptividade na região, pois “é um CD único e exclusivamente feito na ilha montanha” e nos recentes estúdios da banda.

Fonte: Emanuel Pereira / Rádio Pico


14 December, 2010

Pensamento do Dia

"Cada qual sabe amar a seu modo; o modo, pouco importa; o essencial é que saiba amar."

Proximidade do Natal



Conforme as normas litúrgicas, damos passos na preparação para o Natal. Vão sendo acesas velas representando Cristo, que nasce como luz do mundo, abrindo possibilidade para que todas as pessoas consigam enxergar a vida com mais significado e valor.

O Natal é a festa da transformação dos corações e das atitudes de vida. É momento de alegria, de confirmar a esperança em um mundo melhor, que acontece na confiança e na ação do Menino Jesus. É Nele que se desenvolve a profundidade do ser humano.

O nascimento acontece num lugar deserto, sem casa e sem condições humanas para tal realidade. Isto significa que o deserto é um lugar de encontro conosco mesmo, de espiritualidade mais profunda, despida de todo tipo de exaltação.

A busca do absoluto acontece e amadurece no silêncio e na solidão. O deserto é lugar de escuta, de observação, de confronto e de tomada de decisão a partir de dentro de nós mesmos. É o encontro com Deus.

O mundo é cheio de ruído, de barulho, impedindo nossa capacidade de escuta e de entendimento. Celebramos o Natal com festas, mas como resultado de um caminho de preparação interior próprio do Advento.

O clima é de espera, aguardando o tempo de Deus, como o agricultor que espera a chuva e o germinar da semente para produzir frutos. Isto deixa a sensação de esperança, de louvor e muito ânimo, sabendo que Deus não falha em seu agir.

Na proximidade do Natal percorremos um caminho de preparação. É hora de acertar a estrada, de superar as barreiras, tirar as lombadas, encher os vales, dando espaço na vida para o nascimento do esperado.

Não podemos nos satisfazer com angústias, dificuldades e medo. Convivemos com os sinais de Deus nos acontecimentos da nova cultura. Mesmo no reino da injustiça e da violência, há possibilidade de vida alegre e feliz.

Os apelos para uma vida materialista são grandes. Corremos o risco de perder o caminho da fidelidade aos princípios e valores cristãos. O Natal nos dá firmeza e decisão por aquilo que nos leva ao caminho da vida.

Dom Paulo Mendes Peixoto, Bispo de S. José do Rio Preto-SP


In. http://pnsfpg.blogspot.com/

Portugal vai ter nova Beata - Madre Maria Clara do Menino Jesus

O Papa reconheceu o milagre atribuído a Madre Maria Clara do Menino Jesus, que viveu no século XIX e fundou congregação religiosa dedicada aos mais pobres.
Um milagre atribuído à intercessão da religiosa portuguesa Irmã Maria Clara do Menino Jesus (1843-1899), conhecida por Mãe Clara, natural de Lisboa, abre caminho definitivo à sua beatificação.

Bento XVI aprovou hoje, 10 de Dezembro, a publicação do Decreto de aprovação do milagre, anuncia a sala de imprensa da Santa Sé, completando assim o último passo antes da marcação da cerimónia.
O caso da fundadora da Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição (CONFHIC) refere-se, segundo o instituto religioso, à “cura repentina de pioderma gangrenoso” (doença cutânea ulcerativa) de que a espanhola Georgina Troncoso Monteagudo sofria há 34 anos.

No dia 7 de Dezembro, os cardeais e bispos da Congregação para a Causa dos Santos tinham reconhecido o milagre, emitindo parecer positivo sobre a cura.

A celebração de beatificação poderá ocorrer em meados do próximo ano, na Diocese de Lisboa.
Libânia do Carmo Galvão Meixa de Moura Telles e Albuquerque nasceu na Amadora, em Lisboa, a 15 de Junho de 1843.
Recebe o hábito de Capuchinha, em 1869, tomando o nome de Irmã Maria Clara do Menino Jesus. É enviada a Calais, França, a 10 de Fevereiro de 1870, para fazer o Noviciado, na intenção de fundar, depois, em Portugal, uma nova Congregação.
Funda a primeira Comunidade, em S. Patrício - Lisboa, no dia 3 de Maio de 1871 e, cinco anos depois, a 27 de Março de 1876, a Congregação é aprovada pela Santa Sé.

Ao longo da sua vida abre grande número de casas para recolher pobres e necessitados, em Portugal, e envia Irmãs para as Missões: Angola, Goa e Guiné-Bissau.
Morreu em Lisboa, no dia 1 de Dezembro de 1899.
A 6 de Dezembro de 2008, o Papa autorizara a publicação do decreto que reconhece as “virtudes heróicas” da Irmã Maria Clara do Menino Jesus.
“Mulher de coração sensível e sem fronteiras, notabilizou-se por uma vida inteiramente dedicada ao acolhimento e cuidado dos mais necessitados, que considerava «a sua gente»”, refere um comunicado da CONFHIC.

O site oficial da Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição é http://www.confhic.com/.

In. agência ecclesia

Foto do Baptismo

Maria Silvana trabalha com câmara tradicional e teve que enviar o filme para ser revelado numa loja em Córdova. Quando ela recebeu as fotos, notou com surpresa que a água derramada da cabeça de Valentino era um terço perfeito.
A foto do baptismo de Valentino fez nascer a fé no povo de Córdova, que vai até a humilde casa de Erica e Valentino para tocá-lo.

A verdade é que este sinal de fé mobilizou esta cidade em Córdova, cujos vizinhos vão à loja de Maria Silvana comprar a foto como se fosse um santinho.
Uma foto incrível tornou-se uma mensagem de fé na Espanha. Ela foi tirada no baptismo de Valentino Mora, filho de Erica, uma mãe solteira de 21 anos, que pediu à fotógrafa que tirasse de graça a foto de seu filho.
A foto do baptismo de Valentino Mora está varrendo a internet, porque na hora em que o padre derrama a água benta sobre a sua cabeça, a água escorre no formato de um terço (veja a foto acima).

Esta história começou na Paróquia de Nossa Senhora de Assunção em Cordova, Espanha, onde o baptismo do bebé de 1 mês aconteceu. Na hora em que Valentino foi à pia baptismal para o sacramento do baptismo, Erica pediu à fotógrafa Maria Silvana Salles, contratada por outros pais que estavam batizando seus bebés, que tirasse a foto de seu filho como um favor, já que a jovem mãe não tinha como pagar por ela. A fotógrafa, tocada pelo pedido de Erica, concordou em tirar a foto de Valentino.

In. http://www.portonovo.blogs.sapo.pt/

19 November, 2010

Museu de São Roque - Lisboa

O Museu de São Roque está instalado no espaço da antiga Casa Professa da Companhia de Jesus em Lisboa, edifício contíguo à Igreja de São Roque.
Abriu ao público em 1905, com a designação de Museu do Tesouro da Capela de São João Baptista, em evocação da importante colecção de arte italiana que está na origem da sua criação.
Na década de trinta o âmbito do museu foi alargado, passando este a exibir uma maior diversidade de peças, surgindo com a designação de Museu de Arte Sacra de São Roque.
Nos anos sessenta ganhou um novo sentido ao ser-lhe, explicitamente, associada a Igreja de São Roque, introduzindo-se, deste modo, o conceito de Museu de Monumento.
Já nos anos noventa procurou-se reforçar esta ligação através da criação de novos núcleos expositivos. Mais recentemente, o museu viu a sua área aumentar, o que permitiu diversificar o acervo em exposição e criar novas estruturas de apoio. Tendo em vista reforçar a ligação museu/igreja, procedeu-se à recuperação de elementos arquitectónicos da antiga Casa Professa de São Roque como o claustro e zonas de passagem entre os dois espaços.

NOTA: Infelizmente, e devido ao facto de não me ter sido permitido usar o flash da máquina, algumas fotografias não ficaram totalmente nítidas.

17 November, 2010

Igreja de São Roque - Lisboa






Fotos: Direitos Reservados

A legendária Igreja de São Roque situa-se em pleno Bairro Alto, no Largo Trindade Coelho, também conhecido por Largo da Santa Casa, em pleno centro histórico da cosmopolita Lisboa.
A Igreja começou a ser construída em 1506, junto a um cemitério onde eram enterrados os que morriam de peste, situado já fora das muralhas da cidade, e dedicada a São Roque, protector da peste.

Aqui se institui a Irmandade de São Roque, com estatutos próprios, e em 1553 instala-se a Companhia de Jesus que edifica sobre a construção anterior a estrutura visível hoje em dia, mantendo a Capela de São Roque no interior.

Em 1768, a Companhia de Jesus é expulsa do território Português, ficando a Igreja de São Roque e os respectivos bens então entregues à Misericórdia de Lisboa, estando hoje em dia expostos no Museu de Arte Sacra de São Roque, ao lado da Igreja.
A Igreja, de acordo com a tipologia jesuíta apresenta uma fachada sóbria e austera, e um amplo e rico espaço interior, Maneirista, composto por oito capelas, agrupadas quatro a quatro, profusamente decorada a talha dourada e mármore, dada a protecção do magnânime Rei D. João V.
O plano da Igreja é da autoria do conceituado Arquitecto Filipe Terzi, constituindo o tecto da Igreja o único exemplar em Lisboa que resta dos famosos grandes tectos pintados do período Maneirista, atribuído aos pintores Francisco Venegas e Amaro do Vale.

NOTA: Tive, durante a minha última estadia em Lisboa, o prazer de visitar e assistir a uma missa nesta Igreja de São Roque. Devo confessar que adorei.

Humor


Quando o Papa Paulo VI veio a Portugal , vivíamos em "ditadura", sendo o 1º ministro Salazar.

O Papa perguntou-lhe qual o motivo de ter tantos ministros, obtendo a seguinte resposta:

- Santidade, Jesus tinha 12 apóstolos, eu tenho 12 ministros.

Em 2010, quando o Papa Bento XVI visitou Portugal perguntou ao 1º ministro para quê 40 ministros e secretários de estado, Sócrates, certamente, respondeu:

- Bem, Santidade... Ali Baba tinha 40 ladrões!

Joe McElderry - AMBITIONS

Boavista Soma e Segue

E ainda dizem que Santos da casa não fazem MILAGRES.

Para breve casa mortuária e recuperação da casa dos botes

Foto: Direitos Reservados

Dando continuidade ao trabalho realizado na freguesia de São Mateus, Paulo Machado Presidente da Junta de Freguesia daquela localidade divulgou á Rádio Pico algumas das obras e projectos que são uma realidade na freguesia.
O presidente destacou a consolidação na zona balnear, construção de muros nos Bagaços, regularização de rampa e guincho no porto, reparação e aquisição de equipamentos para os botes baleeiros e a conclusão dos sanitários na piscina e Areeiro. Apresentaram também uma proposta para alteração da sinalização na freguesia.
Para breve mais projectos e obras estão na mente do presidente. Paulo Machado informou que ainda este ano vão iniciar a obra para o curral de gado e manga junto ao cabeço das relvas e têm um protocolo assinado para a construção de casa mortuária.
Também foi assinado um contrato para aquisição da nova sede da Junta de Freguesia, candidataram-se à ADELIAÇOR para recuperação de trilho pedestre e casa dos botes e foram dadas garantias de cedência de terreno para construção de zona de lazer na freguesia.

Emanuel Pereira / Rádio Pico

Sede do Boavista vendida por 340 mil euros

O Governo Açoriano e a Câmara Municipal da Madalena vão adquirir ainda este mês a sede do Clube Boavista de São Mateus.
No âmbito de um contrato ARAAL de cooperação financeira directa, envolvendo a Vice-Presidência do Governo Regional, a Câmara Municipal da Madalena e a Junta de Freguesia de São Mateus, o imóvel vai ser adquirido por 340 mil euros.
O Governo Regional dos Açores vai comparticipar a aquisição com 85.000 euros, cabendo à Câmara Municipal da Madalena suportar o montante de 255.000 euros.
O edifício vai ser transformado em sede da Junta com o objectivo de assegurar a funcionalidade dos órgãos de freguesia daquela localidade. No primeiro piso serão instalados os serviços administrativos e o rés-do-chão poderá transformarse em casa mortuária.
Quanto às actuais instalações da Junta de Freguesia estão a ser estudadas várias soluções para aquele espaço, entre elas a instalação de um centro multimédia.


NOTA: Ainda bem que existe um edifício em São Mateus que vale tanto dinheiro, até porque isso significa que tenho uma fortuna considerável em bens patrimoniais. Só desejava saber o contacto do indivíduo que fez tal avaliação, pois posso, um dia, necessitar dos seus préstimos.

16 November, 2010

O saomateus2005 está de regresso.

Por razões particulares, e que não interessam nada agora, andei desaparecida, em combate, durante algum tempo, todavia, retornei e estou prontíssima para a acção.

 
Até que a morte nos separe!

11 September, 2010

Justo Vencedor


Paisagem Vulcânica da Ilha do Pico - 7 Maravilhas Naturais de Portugal

09 August, 2010

Ouvidoria do Pico Homenageou D. António de Sousa Braga pelos seus 40 Anos de Missa Nova


A Ouvidoria do Pico homenageou na passada segunda-feira, 2 de Agosto, D. António de Sousa Braga, Venerando Bispo de Angra, dia em que Sua Excelência Reverendíssima completou quarenta anos de Missa Nova, com uma Missa de acção de graças inserida na novena de preparação para as festas do Senhor Bom Jesus Milagroso, no Santuário Diocesano de São Mateus do Pico.

Concelebraram nesta Eucaristia D. Arquimínio Rodrigues da Costa, Bispo Emérito de Macau, Monsenhor Cónego José de Lima, Deão do Cabido da Sé Catedral de Angra, Monsenhor Cónego Gregório Rocha, Reitor do Seminário Episcopal de Angra e pregador das Festas deste ano e o clero do Pico.

No fim da celebração uma criança ofertou ao Senhor Bispo de Angra um ramo de flores, oferecido em nome da comunidade e em nome da Ouvidoria e do Clero, o Pe. Marco Martinho, Ouvidor Eclesiástico do Pico, ofereceu uma lembrança que D. António agradeceu emocionado.

Depois da Missa os Senhores Bispos e o Clero, presentes na celebração, reuniram-se na reitoria do Santuário num jantar de homenagem e de confraternização com o Prelado.



27 July, 2010

Bom Jesus Milagroso 2010 - Programa da Festa


Novenário
27 de Julho
19h00 – Eucaristia Solene de Abertura do Novenário com a Transladação da Veneranda Imagem do Senhor Bom Jesus Milagroso para o trono do Santuário



De 28 de Julho a 4 de Agosto

18h00 – Adoração Eucarística e Celebração do Sacramento da Reconciliação

19h00 – Eucaristia

Durante o Novenário o Santuário estará aberto até às 24 horas



Vigília

5 de Agosto

18h00 – Adoração Eucarística e Celebração do Sacramento da Reconciliação


19h00 – Eucaristia


20h30 – Desfile de Filarmónicas

21h30 – 23h30 – Celebração do Sacramento da Reconciliação


21h00 – Filarmónica Lira Madalense

22h15 – Filarmónica Lira de São Mateus


23h30 – Filarmónica União e Progresso Madalense


Pelas 22 horas sairão Peregrinações da Igreja da Madalena e da Silveira



Solenidade

6 de Agosto


01h00 – Acolhimento das Peregrinações e Vigília de Oração com Adoração Eucarística e Celebração do Sacramento da Reconciliação


02h00 – Eucaristia


03h00 – Adoração Eucarística


08h00 – Encerramento da Vigília de Oração e Alvorada pela Filarmónica Lira de São Mateus


08h30 – Eucaristia

09h00 – 11h00 – Celebração do Sacramento da Reconciliação

11h00 – Eucaristia

14h00 – 16h00 – Celebração do Sacramento da Reconciliação

14h00 – Filarmónica Recreio dos Pastores de São João

15h15 – Filarmónica União Artista de São Roque

16h30 – Solene Concelebração Eucarística

18h00 – Solene Procissão

21h00 – Filarmónica Educação Recreio e Beneficência União Ribeirense


22h15 – Filarmónica Recreio União Prainhense

23h30 – Filarmónica União Faialense


Encerramento


7 de Agosto


20h00 – Eucaristia de Acção de Graças com a Transladação da Veneranda Imagem do Senhor Bom Jesus Milagroso para a Sua Capela


21h30 – Coro Litúrgico Cante Connosco


22h00 – Filarmónica Simão da Veiga – Casa do Povo de Lavre

23h30 – JC BAND – Grupo de Música de Inspiração Cristã

Serviço da Palavra

Novenário – Reverendíssimo Monsenhor Cónego Dr. Gregório Joaquim Couto Rocha, Digníssimo Reitor do Seminário Episcopal de Angra

Festa – Excelentíssimo e Reverendíssimo Senhor D. António de Sousa Braga, Venerando Bispo de Angra

Alocução – Reverendíssimo Pe. Marco Luciano da Rosa Carvalho, Ouvidor Eclesiástico da Horta

20 July, 2010

Celebração de Acção de Graças pelos 550 Anos do Povoamento da Ilha do Pico

Celebrando-se este ano os 550 anos do povoamento da Ilha do Pico, a nossa Ouvidoria não quis deixar passar esta data sem dar Graças a Deus por estes 550 anos de presença cristã nesta ilha montanha. Iremos assinalar esta efeméride promovendo uma celebração de Acção de Graças presidida pelo nosso Bispo D. António de Sousa Braga, que constará de Eucaristia Solene e Procissão com as Venerandas Imagens dos 19 Padroeiros das Paróquias do Pico, fazendo memória das celebrações que se realizaram há 50 anos, aquando dos 500 anos do povoamento.

Tal como há 50 anos, esta celebração realizar-se-á no Domingo seguinte à Festa de Santa Maria Madalena, na Vila da Madalena, no dia 25 de Julho de 2010, com Missa Campal pelas 17 horas, no Largo Cardeal Costa Nunes, seguindo-se a Solene Procissão dos Padroeiros, pelas 18h30.

Tal como há 50 anos, será uma grande alegria e uma honra para a nossa Paróquia Matriz de Santa Maria Madalena, acolher esta celebração, exigindo uma forte presença de todos os madalenenses.

Saibamos acolher as Paróquias do Pico que nesse dia farão da nossa Vila a sua casa, transformando a Madalena no centro da fé de um povo que há 550 anos faz desta terra de lava um maravilhoso jardim à beira mar plantado, moldando a vida pelos ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Que este seja um dia grande para esta Igreja que vive no Pico, reunida na mesma fé e em acção de Graças a Deus por intermédio dos 19 Padroeiros da Ilha, que em cada Paróquia presidem à vida deste povo crente.


Eventos "in Pico" - Festa de Santa Maria Madalena 2010


--------------------------------------------------------------------------------



Programa Princial das FESTAS DA MADALENA



-- JULHO 2010 --

Quinta-Feira 22

Ronda das Nove

---

Sexta-Feira 23



BOSS AC



Dj's Lilia, Fbo, AndréN e Ricky

---

SÁBADO 24



DAVID FONSECA



Dj's Lilia, Fbo, AndréN e Ricky

---


DOMINGO 25



ANJOS


---

Sexta e Sábado há "Summer Party's" com os D'j's Phill Jay, Nuno Ferrer, Lilia, AndréN e Felix G

13 July, 2010

Exposição de pintura “Lugares de Deriva” no Museu do Pico


No próximo dia 21 de Julho será inaugurada, pelas 21:30h, no Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, a exposição de pintura “Lugares de Deriva” de Cristina Ataíde, uma iniciativa do Museu do Pico/Direcção Regional da Cultura/Presidência do Governo no âmbito do Plano de Actividades do Museu do Pico para 2010.

Cristina Ataíde é uma autora que vê na montanha algo que transcende do espaço físico ao símbolo e metáfora, sendo também um mistério em si. As caminhadas de Cristina Ataíde – quer físicas ou mentais - sobre algumas montanhas dão-lhe matéria e insumo para o laborioso exercício artístico.

A exposição “Lugares de Deriva” nasceu da experiência in situ da artista em visita a algumas montanhas das ilhas dos Açores. Nesta exposição Cristina Ataíde imortaliza a (sua) experiência do (seu) corpo nestes lugares, transformando-a assim, numa forma inequívoca de arte.

A exposição estará patente ao público no Museu dos Baleeiros até ao dia 29 de Agosto, podendo ser visitada no seu horário normal de funcionamento.


Laura Isabel Serpa

12 July, 2010

Padre Zulmiro Manuel da Costa Sarmento - 25 Anos de Sacerdócio

Fotos: Maria Madalena Lopes Bettencourt


No passado dia 30 de Junho, o Padre Zulmiro Manuel da Costa Sarmento celebrou 25 anos de Sacerdócio.

O festejo foi celebrado, com missa solene, na Igreja Paroquial da Freguesia das Bandeiras, onde é Pároco, e presidida pelo Bispo Dom Arquíminio Rodrigues da Costa.

É importante referir que muitos foram aqueles – amigos, colegas e familiares – que se fizeram representar para assim prestarem homenagem àquele que tem demonstrado ser um excelente pregador da Palavra de Deus, na nossa Ilha do Pico.

Após a missa seguiu-se um beberete, no Salão da Casa do Povo das Bandeiras, oferecido pela população local.

NOTA: Infelizmente, e como saí de casa a correr para, como não podia deixar de ser, marcar presença neste dia especial da vida do meu querido, como é sabido por todos, tio Zulmiro, esqueci-me de levar a minha, sempre presente, máquina fotográfica. Felizmente a minha tia, Maria Madalena Lopes Bettencourt, teve a gentil amabilidade em me ceder as fotografias, tiradas por ela, do evento.

A ele os meus mais sinceros Parabéns.

A ela o meu muito Obrigado.

Tenho dito!

11 June, 2010

Pensamento do Dia

"Feliz daquele que encontra um amigo digno desse nome."


(Menandro)

07 June, 2010

Basta!

Na Coreia é comum os visitantes de um velório tirarem os sapatos antes de se aproximarem do caixão, na ilha do Pico os visitantes de um velório deveriam rolhar a boca, para dessa forma não verbalizarem atrocidades infundadas e indignas.

Quem tem a vontade e a amabilidade de fazer algo de bom, em troca, somente, de muitas horas de trabalho gratuito, jamais deve ser criticado. Deve ser, sim, elogiado e glorificado, pois actualmente são escassos aqueles que o fazem. E que assim seja!


Falar mal é fácil, difícil é fazer mais e melhor.

Não há nada que se diga, neste mundo, que mais cedo ou mais tarde, não se saiba.

Com tanta chuva alagada que, ultimamente, tem caído do céu, espero, sinceramente, que ainda chegue o dia em que, de lá de cima, venha, por aí abaixo, alguma inteligência, já que as cabeças deveriam servir para mais alguma coisa que não, somente, para criar piolho. Às vezes penso que Deus, nosso Senhor, quando derramou a inteligência sobre nós, homens e mulheres de pouca fé, fê-lo enquanto alguns destes estavam, sem dúvida alguma, na casa de banho. E não chove!

Posto isto, agora, vou ter que me ir confessar, já que usei o nome de Deus em vão. Espero que Ele me dê a absolvição, até porque há coisas que não podemos deixar em branco, que têm de ser, prontamente, advertidas com um cartão vermelho directo.

Pensamento do Dia

"É mais fácil maldizer dos homens do que instruí-los e melhorá-los."


(Marquês de Maricá)

04 June, 2010

Festa do Espírito Santo - Escola Primária da Criação Velha - 1ª parte



Nota: A qualidade da filmagem não é, de facto, das melhores, uma vez que foi feita com uma máquina fotográfica na função de vídeo. Por esse motivo peço desculpa, contudo, realmente o que conta é a intenção de vos demonstrar uma das nossas mais belas tradições - a festa em honra do Espírito Santo, aquele que procede do Pai e do Filho e com Eles é adorado e glorificado.

E que assim seja!

01 June, 2010

Apricot Stone - Arménia


Armenia - "Apricot Stone" - Eurovision Song Contest 2010

Há Dias Assim - Portugal


Portugal - "Há Dias Assim" - Eurovision Song Contest 2010

Shine - Georgia


Georgia - "Shine" - Eurovision Song Contest 2010

28 May, 2010

Festa do Espírito Santo na Escola Primária da Criação Velha - 1ª parte

Confecção, pelas Mães, Professoras e Auxiliares, das Tradicionais Rosquilhas




"O amor de mãe é o combustível que lhe permite a um ser humano fazer o impossível."
(Marion C. Garretty)

20 May, 2010

Pedras Negras

Os PEDRAS NEGRAS são um grupo de amigos com uma paixão comum: a música!
 
Tocam instrumentos de corda tradicionais (bandolim, bandola, viola da terra, viola baixo e violão) e executam o mais variado tipo de música, com a singularidade acústica dos instrumentos de corda tradicionais.


CONTACTO

Estrada Regional nº76, Candelária

9950-125 Madalena do Pico

Açores

Portugal

email: ospedrasnegras@gmail.com

Telefone/Fax: 292629055

Telm: 919628321 / 919577377 / 962822166


19 May, 2010

Agricultura do Pico é um Exemplo de “Evolução Positiva”

Foto: Sandra Amaral (Direitos Reservados)
3º LUGAR NO CONCURSO DE FOTOGRAFIA DA FEIRA AGRO-PECUÁRIA DA ILHA DO PICO 2010.


A edição de 2010 da Feira Agropecuária do Pico foi uma boa ocasião para realçar as capacidades produtivas da ilha, as suas potencialidades na agro-pecuária e na diversificação como a vitivinicultura, floricultura, fruticultura e na apicultura.

Na cerimónia de abertura do certame que decorreu no parque Matos Souto na Piedade entre 7 e 9 do corrente mês, o secretário regional da Agricultura e Florestas (SRAF) realçou a evolução positiva da agricultura picarota em todas as suas capacidades produtivas ao nível qualitativo e do empenho dos seus produtores.

Na ocasião, Noé Rodrigues adiantou que um dos grandes desafios do certame passa por “aprimorar a sua capacidade organizacional e desenvolver um trabalho conjunto para melhorar a qualidade genética valorizando o efectivo e os produtos de origem animal e retribuir de uma forma mais generosa o trabalho agrícola que é realizado pelos agricultores”.

A iniciativa serviu igualmente para promover um encontro anual entre os agricultores e as famílias, bem como a promoção e valorização dos produtos, avaliando-se os melhores, nos mais diversos concursos, com o intuito de contribuir para o progresso e para a modernização da actividade agrária da ilha.

O governante açoriano elogiou igualmente a melhoria verificada no sector agrícola da ilha do longo dos últimos anos, considerando que o Pico “tem sido um exemplo de evolução positiva” em todas as suas actividades, na qualidade do que se tem produzido e principalmente na competência dos seus agricultores.

Para Noé Rodrigues a Feira Agro-Pecuária do Pico, é sinónimo da “grande capacidade de mobilização que os agricultores e os seus dirigentes têm para unir as suas energias, reagir às adversidades e vencer com sucesso os novos desafios”.

O SRAF mostrou, por outro lado, o desejo de que este espírito empreendedor seja contagiante a todas as demais organizações da economia regional “fazendo todas elas, um esforço para vencer os novos desafios e colocar a Região na senda do desenvolvimento sustentado”.

A edição de 2010 da Feira Agropecuária concedeu particular atenção aos sectores do leite e da carne oferecendo uma mostra mais concreta da produção leiteira com um concurso de aptidão e com um concurso de bovinos da raça Ramo Grande e de gado bovino de aptidão de carne (ver resultados abaixo).

O encontro de carácter anual foi igualmente direccionado aos mais pequenos, com a realização de diversas acções pedagógicas e didácticas com o intuito de cativar a atenção para o sector da agricultura.

Boavista contrata Celestino Ribeiro

Celestino Ribeiro vai regressar na próxima temporada ao Pico para orientar o Boavista de São Mateus. O acordo entre ambas as partes foi selado no passado fim-de-semana, após o Boavista ter decidido que não iria contar com os serviços de Isidro Beato.
O técnico, que na época que agora terminou deixou o Boavista na segunda posição, queria um projecto para subir de divisão, mas as finanças do clube axadrezado não reúnem as condições necessárias para satisfazer essas pretensões.
Segundo Paulo Machado, director do Boavista, a saída de Isidro Beato foi pacífica e apenas porque o treinador tinha objectivos pessoais que o clube não pode satisfazer: “O Isidro Beato queria um plantel com capacidade para garantir a subida de divisão, mas o Boavista não tem condições para suportar essas pretensões”.
Com a entrada de Celestino Ribeiro, o Boavista muda também a sua política desportiva, apostando na redução dos gastos com o plantel, dando primazia à contratação de jovens jogadores. O clube pretende assim reduzir o passivo e fazer um campeonato tranquilo, sem aspirar a outro objectivo que não seja o da manutenção.

In. www.ilhamaior.com

06 May, 2010

Requiescat in pace - Descansa em Paz

Nunca se morre, realmente, quando se vive nos corações daqueles que deixámos para trás.
E tu, Avó, viverás no meu coração durante o resto da minha vida.

Sexta-feira, dia 7 de Maio, a partir das 20h30, na Biblioteca Municipal de São Roque do Pico não perca “da noite e do sono”.


Na próxima sexta-feira, dia 7 de Maio, a Câmara Municipal de São Roque do Pico em parceria com a Escola Básica e Secundária de São Roque e com a Associação de Pais e Encarregados de Educação da mesma apresentam à sociedade escolar e comunidade em geral uma sessão intitulada “da noite e do sono”.

 
Atentos e preocupados com o impacto que a introdução de novos hábitos de consumo, de diversão e de comunicação, têm no bem-estar de todos, e em particular nos processos do sono e da aprendizagem dos jovens, a Prof.ª Doutora Teresa Paiva, médica neurologista, autora de diversas obras sobre a temática do sovo, irá auxiliar-nos a reflectir sobre a importância do sono no desenvolvimento humano.

 
A sessão é de entrada livre e realiza-se na Biblioteca Municipal de São Roque do Pico a partir das 20h30.

Sandra Cristina Sousa