"Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota." (Madre Teresa de Calcuta)
28 December, 2007
27 December, 2007
Balanços...
No fim do ano somos atropelados por balanços. Pelos nossos, pessoais e intransmissíveis, e pelos dos outros, que pedem conselhos e ideias porque é no dia 1 de Janeiro, e nem um minuto depois, que vão mudar radicalmente a sua vida. Faça chuva ou faça sol.
Balanços com prazos e hora marcada nem sempre resultam. Basta, como dizia Fernando Pessoa, que uma constipação tome conta do nosso cérebro, para espirrarmos até à metafísica, e não adiantarmos nada às decisões que tomámos num dia em que transbordávamos de saúde e energia. Mas os balanços, em si, são uma arma útil, para irmos corrigindo percursos, e percebermos que vamos a tempo de alterar o rumo, antes que seja tarde de mais.
Assim sendo, o saomateus2005 vai fazer, em seguida, um breve balanço sobre os (10+) e os (10–) deste ano que está a chegar ao fim.
E os (10+) são:
1. Mais um ano e mais uma soberba Corrida dos Reis. Imensos Atletas de renome internacional e, claro, a sempre “nossa” Rosa Mota.
2. Subida do Boavista de São Mateus à 3ª Divisão da Série Açores e reconstrução do novo Estádio Municipal Bom Jesus.
3. Regresso dos jogos do Boavista a São Mateus. “O bom filho à casa torna”.
4. Alargamento e pavimentação dos caminhos secundários da nossa freguesia. “Se não podes realizar grandes coisas, podes pelo menos fazer pequenas coisas com grandeza.”
5. Teatro de Natal da Escola Primária de São Mateus. É sempre excepcional ver as crianças actuarem nestas ocasiões.
6. Grupo Folclórico das crianças da Escola Primária de São Mateus. Inédito e muito bem conseguido. É nossa obrigação agradecer aos professores e ensaiadores.
7. Lançamento do DVD do Grupo Folclórico e Etnográfico “Ilha Morena” da Casa do Povo de São Mateus. “Dar o exemplo não é a melhor maneira de influenciar os outros. - É a única.”
8. O saomateus2005 fez 2 anos. E está de pedra e cal. “A bravura provém do sangue, a coragem provém do pensamento.”
9. I Regata Botes Baleeiros Terra do Bom Jesus. “A glória é tanto mais tardia quanto mais duradoura há de ser, porque todo o fruto delicioso amadurece lentamente.”
10. Festa do Senhor Bom Jesus Milagroso. Rios de pessoas inundaram os caminhos de São Mateus na busca religiosa que este dia consagra.
E os (10–) são:
1. À tal entrevista sobre a Corrida dos Reis que não me foi concedida, e que ainda hoje não percebi o porquê de tal decisão. Talvez pró ano…
2. O Miradouro da Pontinha teima em não ser acabado. Talvez pró ano…
3. Nadar este ano na Piscina foi impensável. Talvez pró ano…
4. Depositar resíduos sólidos em tudo o quanto é lado ainda é um hábito na nossa terra. Talvez pró ano…
5. O Boavista, simplesmente, não aposta em novas modalidades desportivas. Talvez pró ano…
6. À falta de um posto de abastecimento de combustível em São Mateus. Talvez pró ano…
7. À inexistência de um anexo na Escola Primária de São Mateus para a prática de actividades desportivas e lúdicas. Talvez pró ano…
8. Trabalhar em véspera de Natal, à chuva e, ainda por cima, numa Instituição Pública devia ser proibido por lei. Talvez pró ano…
9. Aos comentários maldosos e insustentáveis sobre tudo e todos. Talvez pró ano…
10. À inexplicável e constante censura a este Blog. Talvez pró ano…
Talvez pró ano a coisa mude. Os votos do saomateus2005 para o próximo ano são que os (10+) continuem e que os (10–) alterem o seu rumo, até porque ainda há tempo.
E que assim seja!
21 December, 2007
Mais um Natal está a chegar...
Devemos reconhecer, ainda, as nossas conquistas e as oportunidades que nos foram consentidas. Ainda que delas não tenha fruído nada benéfico. É a oportunidade que temos para reconstruirmos os nossos planos, para que no próximo ano tudo ocorra de forma regular.
Caríssimos, é urgente viver a utopia e a certeza de que tudo vai mudar, é necessário abrirmos o coração para percebermos que as coisas boas estão dentro de nós, onde os desejos não carecem de razão. O importante é viver cada momento como se fosse o último, porque a felicidade está nos olhos de quem sabe ver e aproveitar a vida.
Este ano foi extremamente gratificante para mim, sobretudo pelas novas amizades que fiz. Assim, desejo que neste Natal todos possamos sentir a alegria necessária para sermos felizes a todo o instante.
Em verdade vos digo que desejo, do fundo do coração, que todas as vossas vontades, sonhos e desejos, sejam realizados. Espero que consigam tudo o que mais desejam, que a noite de Natal seja uma noite de paz, repleta de surpresas boas, de acontecimentos que ficarão marcados na vossa alma, porque o tempo passa, e é com o passar do tempo que nós conseguimos definir o que é realmente bom na vida.
Boas festas, com muito ânimo e muita alegria numa noite de paz junto das pessoas que estão sempre ao vosso lado.
São estes os votos do saomateus2005.
Um feliz Natal e um brinde à amizade!
17 December, 2007
As Palavras
13 December, 2007
Verdades
(Leon Tolstoi)
11 December, 2007
Montanha do Pico - O Cume de Portugal
Cinquenta e oito foram as vezes que já estive no cume de Portugal. É claro que isso foi há, sensivelmente, dez anos ou se quiserem há vinte quilos, porém, devo dizer-vos que não existe nada que se compare à sensação excepcional de estar lá em cima, de olhar em redor e ver todas as ilhas do Grupo Central. É como se caminhássemos sobre as nuvens, em direcção ao céu!
Não é à toa que a nossa Ilha do Pico está entre as 20 mais belas ilhas do mundo.
E, nós que vivemos cá e pensamos que o Pico é o melhor, não somos nada convencidos... Isso era no ano passado. Este ano, somos mesmo bons!
E que assim seja, por muitos e muitos anos!
10 December, 2007
A Simplicidade de um Sábio
Conta-se que no século passado um americano foi à cidade do Cairo, no Egipto, com o propósito de visitar um célebre sábio. O americano ficou surpreso ao ver que o sábio morava num quartinho muito simples e repleto de livros. As únicas peças de mobília que tinha eram: uma cama, uma mesa e um banco.
- Onde estão os seus móveis? – Perguntou o americano.
- E onde estão os seus? – Perguntou o sábio.
- Os meus? – Surpreendeu-se o americano. – Mas eu estou aqui só de passagem!
- Também eu. – Concluiu o sábio.
Em verdade vos digo que a vida na terra é somente uma passagem. Todavia, alguns vivem como se fossem ficar aqui eternamente. E esquecem-se daquilo que é, realmente, importante: ser feliz.
O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.
Tenho dito!
Boavista nos Lugares do Fundo
Boavista e Marítimo da Graciosa empataram a um golo e continuam a marcar passo nos lugares do fundo.
O Boavista recebeu na tarde deste domingo, em São Mateus, a formação do Marítimo e não foi além da igualdade a uma bola. Com Isidro Beato, o novo técnico da formação da Graciosa, na bancada, foi a equipa forasteira a demonstrar maior desenvoltura e como corolário desse maior ascendente iria chegar à vantagem no marcador. Ao minuto 18, num lance de infelicidade, o central axadrezado Nuno Alves colocou o esférico no fundo das suas redes, depois da marcação dum livre na esquerda do ataque marítimista. Em desvantagem, os picarotos sentiram dificuldades em reagir, acabando a partida por ser demasiado incaracterística, porque a equipa da Graciosa quase que abdicou de atacar.
07 December, 2007
Talentos de Palmo e Meio
Ontem à noite, o Salão da Casa do Povo de São Mateus voltou a ser o local escolhido para a realização da peça de Teatro alusiva à Festa de Natal das “nossas” crianças e, como no ano transacto, o espaço foi pequeno para acolher os pais, familiares e amigos que orgulhosos, assistiram às sublimes actuações dos mais pequenos.
Em verdade vos digo que os mais novos não se acobardaram com a repleta plateia, e mostraram que é de “pequenino que se torce o pepino”. Os créditos não foram deixados por mãos alheias e os talentos foram surgindo. A verdade é que uma vez mais as crianças cantaram e, evidentemente, encantaram! As palmas foram muitas para os talentos de palmo e meio que, ao proferirem as suas bem estudadas falas, lá foram dizendo umas boas verdades.
Como é já habitual, após a peça de teatro, os catraios receberam um presente oferecido, este ano, pela Junta de Freguesia de São Mateus.
Enfim, sinceramente, gostei! Foi uma noite bem passada. Pena é que o teatro seja, somente, uma vez por ano.
Vou voltar no próximo Natal.
06 December, 2007
De Ideias como esta está o Inferno Cheio!
“O Governo Regional vai encomendar aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, a construção de uma embarcação específica para o transporte de doentes entre as Ilhas do Pico e do Faial, noticia a Lusa.
O anúncio foi feito, há uns tempos, pelo secretário regional dos Assuntos Sociais, durante uma reunião entre o executivo socialista e o Conselho de Ilha do Pico.
Segundo explicou Domingos Cunha, a «ambulância-marítima» será equipada com todas as «capacidades» para socorrer e transportar doentes provenientes da Ilha do Pico para a vizinha Ilha do Faial, onde fica situado o Hospital da Horta.
Respondendo às críticas do Conselho de Ilha, que contesta a falta de condições no transporte de doentes que atravessam o canal a bordo das embarcações de transporte público de passageiros da Transmaçor, o governante adiantou que já exigiu aos serviços de saúde da Ilha, informações sobre a forma como se processa esse transporte.
Segundo o relato de um dos conselheiros, por vezes os doentes do Pico vão «amontoados» no barco para o Faial, uns evacuados de urgência, outros com o intuito de receberem tratamentos que não existem nos três Centros de Saúde do Pico.”
Grande ideia. Lá vai o Governo Regional gastar mais uns euros num barco que, na minha opinião, em pouco ou nada nos vai auxiliar. E quando o mar estiver cavado a grosso, tornando-se alteroso a tempestuoso, com vagas de 8 a 10 metros? Ah, pois é. Será que ninguém pensou nisso. Todavia, temos duas hipóteses. Ou morremos no Pico porque não temos um Hospital, nem condições para sermos sanados, ou então vamos para o Faial no Barco Ambulância e aventuramo-nos a ouvir o tiloli-tiloli-tiloli (sirene do Barco Ambulância) pelo mar abaixo.
E esta eh!