"Entrevista sobre a festa do Bote em S. Mateus do Pico
Que significado teve para si este dia?
José Silveira Jorge (Ex-Baleeiro)
A primeira coisa foi as lágrimas que vieram aos olhos, lembrei-me do meu irmão, também marinheiro do bote, que morreu no mar, em 1980.
Foi um dia de festa, um dia para recordar as velhas recordações.
No dia em que se apanhava uma baleia este porto também ficava cheio de gente como hoje. Tive um acidente grande na caça à baleia, fui mordido por um cachalote na zona da barriga, naquela altura era o arpeador.
José Ávila Simas (Ex-Baleeiro)
Fiquei muito satisfeito, se tivesse bom tempo ia mais um pouco ao mar no bote.
É um bom bote, mas só é possível verificar melhor em competição com outro bote para vermos quem tira vantagem.
Rosa Garcia (Ex-Presidente da Junta de Freguesia de São Mateus)
Hoje foi um grande dia, por era uma grande expiração do povo de São Mateus ter um bote baleeiro. São Mateus era a única freguesia do concelho da Madalena onde existia uma Sociedade Baleeira de São Mateus e onde se praticou a caça à baleia.
Este processo vem de 10 a 12 anos. Os botes de São Mateus eram o “Pontinha”, “Ginjeira”, o “Maria Alice”, o “Castelete”, o “Curiano”, “Zulmira”, só consegui o “Maria Pequena”. O “Castelete” encontra-se no Clube Naval de São Roque, o “Pontinha” desapareceu, o Ginjeira não se sabe onde se encontra.
A minha intenção após adquirir este bote foi mudar-lhe o nome, no nome será Pontinha, pois tem mais história na freguesia, em homenagem ao baleeiro que morreu e vivia na Pontinha, na Ginjeira.
O futuro deste bote, serão as regatas um desporto náutico, tendo em vista a participação em regatas não muito distantes já este Verão, sobretudo na regata das Lajes e Horta."
In. Jornal Ilha Maior de 17 de Junho de 2005
PERGUNTA DO DIA (PARA COMENTAR)
Será que a Senhora Rosa Garcia, Ex-Presidente da Junta de Freguesia de São Mateus, já foi ressarcida do dinheiro que gentilmente emprestou à “sua” Junta para a compra do supra mencionado bote?
Será que a Senhora Rosa Garcia, Ex-Presidente da Junta de Freguesia de São Mateus, já foi ressarcida do dinheiro que gentilmente emprestou à “sua” Junta para a compra do supra mencionado bote?