21 November, 2007

Voltem Sempre!


Em Novembro de 2005, decidi colocar em prática um gosto antigo pela escrita e, assim sendo, resolvi criar este Blog.
Não entendia bem como funcionava nem, jamais, me passou pela cabeça que iria ter tantos leitores assíduos. Investiguei no Google, velho companheiro que me salva sempre do abismo e da ignorância, e encontrei alguns artigos explicando, passo-a-passo, como devia proceder.
A primeira tarefa era escolher o sistema que hospedaria o meu blog. Depois de algumas tentativas, escolhi o Blogspot, provavelmente porque conclui ser o mais fácil de compreender.
Escolhi um template básico, e a questão seguinte era: o que escrever?
Confesso que os meus primeiros textos saíram-me directamente do coração. Queria ser diferente, queria enaltecer a minha povoação, queria homenagear algumas pessoas que lá vivem e outras que, infelizmente, já partiram deste mundo, por vezes cruel com os justos. Basicamente, aquilo que mais queria era relatar acontecimentos rotineiros, publicar textos carregados de sentimentalismo, mostrar ao mundo, através de fotografias, que vivemos no paraíso, elaborar entrevistas com os indivíduos que estão encarregados pelo bom funcionamento de algumas instituições da nossa freguesia, …
Com o passar do tempo, este blog ganhou identidade, e os textos, por vezes escritos num tom carregado de eufemismo, sarcasmo e ironia, que marca o meu estilo, conquistaram alguns admiradores, e também alguns antagonistas.
Devo também, e obrigatoriamente, salientar que criei esses antagonistas devido a alguns comentários impróprios e maldosos que, infelizmente, publiquei. Pois é, confesso a Deus e a vós irmãos que pequei. E fi-lo porque sempre acreditei que, num país livre, a liberdade de expressão é fundamental e essencial. Todavia, nunca me passou pela cabeça que houvesse pessoas que tirassem proveito deste meu pensamento magnânimo. Mas que as houve, lá isso houve. Porém, abri os olhos e cheguei à conclusão imediata que já era demais, já era altura de colocar um travão nesses malfadados comentários e, quiçá, pedir sinceras desculpas a todas as pessoas visadas, cuja vida pessoal foi, de facto, avassalada e profanada. É certo que algumas aceitaram de bom ânimo as minhas desculpas e outras não. Porém, aquelas que não as aceitaram tem toda a minha consideração, pois também sou da opinião que depois do mal estar feito o arrependimento sabe a pouco, conquanto tenho a esperança que o tempo apague esse desmesurado tropeção e, como somos todos filhos de Deus, está na nossa natureza perdoar as graves ofensas dos demais.
Actualmente, passados dois anos, este Blog continua de pedra e cal. E assim irá continuar durante muitos mais anos, porventura, durante o resto da minha vida
Hoje faz dois anos que eu, despretensiosamente, edifiquei este “saomateus2005”. E mesmo sofrendo, por vezes, de crises acentuadas de falta de inspiração, a verdade é que me apaixonei por isto aqui. Escrever sempre foi uma das minhas paixões, e é extraordinário redigir um texto que será lido e, com sorte, até comentado por alguém consciente dos seus actos, palavras, acções e omissões.
Além disso, foi graças à vida na blogosfera que conheci outros tantos universos, tantos viajantes do nosso planeta que narram os seus dramas e as suas vitórias. Pessoas que nem conheço, mas que acompanho de longe e para quem desejo tudo de bom. E também pessoas que tive a oportunidade de conhecer no mundo físico e por quem nutro uma substancial admiração e um inexplicável carinho.
Prezados leitores, agradeço-vos a todos pela presença! Voltem sempre!

E que assim seja por muitos mais anos!

NOTA: Quero partilhar este dia com todos vós, mas sobretudo e em especial com três pessoas que muito admiro pela sua coragem. Agradeço-lhes pelo voto de confiança, pela amizade, pela força que me proporcionaram quando pensei em desistir e por muitas mais coisas que não vale a pena mencionar porque elas já o sabem.
E os vencedores são: o meu estimado Tio Zulmiro Sarmento e os meus reverenciados amigos José Carlos Garcia e José Augusto Soares.
Que Deus vos pague em felicidade e sabedoria pelas palavras de incentivo, que tive o tremendo orgulho de vos ouvir proferir, em relação à minha pessoa e a este meu modesto espaço.

10 comments:

Anonymous said...

PARABENS E K A LUZ K TE ILUMINA CONTINUE ACESSA POR MUITOS ANOS.
BEIJOS DE UMA ADMIRADORA.
CMP

Anonymous said...

Olá Sandra escrevo-te para te dar os parabéns pelo teu segundo aniversário do teu blog. Pois este teu blog tem algo de bom e tem cultura. continua a escrever assim nunca desistas.beijinhos desta tua amiga Ana

Anonymous said...

Admiradores Parabéns!

Continua e que o sucesso seja teu companheiro, pois bem o mereces.

e como dizia Charles Chaplin " ... o triunfo pertence a quem se atreve... e a vida é muita para ser insignificante"

Força aí.

Anonymous said...

Olá amiga Sandra venho por este meio dar-te os parabéns pelo teu blog.Nunca desistas de escrever essas tuas palavras de 50 centimos .beijinhos Helena

Anonymous said...

parabéns Sandra pelo blog. gosto imenso do que escreves e de ti

Anonymous said...

Parabéns, Sandra, pelo segundo aniversário deste blogue.
2 anos, num blogue, é muito tempo, muitos "posts", muito comentário, muita inspiração e dedicação.
Lido por muitos, apreciado por alguns e negligenciado por outros tantos, porque, como na vida, nem todos podem gostar do mesmo.
Mas o que importa, acima de tudo, é a nossa consciência, a causa que abraçamos, a coragem de avançar, sem desânimos nem receios, porque "tudo vale a pena quando a alma não é pequena".

Fazes mais por S.Mateus que muitos outros, que criticam e desdenham. Mas não te importes. O teu, é o caminho certo!

Obrigado pelas amáveis palavras, imerecidas, é certo, mas que incentivam a continuar este prazer de enaltecer e divulgar a terra que sentimos também nossa.

Um beijinho de parabéns.

Anonymous said...

Parabens por estes 2 anos. nunca percas a vontade de escrever e de continuar com este teu espaço. gostei muito do texto que escreveste. Boa sorte.

Anonymous said...

A última trovoada, Sandra, impediu-me de te enviar os parabéns pelo 2º aniversário do «São Mateus 2005».
Aqui vai, agora, a palavra de encorajamento para continuares com a mesma genica de sempre!
O teu tio Zulmiro

theresia said...

Sandra
Parabéns (atrasados) pelo aniversário do teu blog. Fico muito feliz por continuares a escrever.
Um beijo

Maria Silva said...

Sandra,
Um grande abraço de parabéns do ilhas do mar.