Entrevista com Tânia Carina do Rós Monteiro - Guarda Redes da Equipa "A" do Futebol Clube da Madalena.
“O FUTSAL É UMA PAIXÃO”
A “nossa” Tânia Monteiro é conhecida, na arte do Futsal, pela sua impressionante regularidade e qualidade, mas principalmente pela forte personalidade que difunde dentro e fora do campo, provocando uma admiração profunda em todos aqueles que a rodeiam, desde colegas a adversárias.
saomateus2005 - Há quantos anos praticas Futsal, e como começaste?
TM: Jogo há 12 anos e comecei porque as minhas irmãs mais velhas também jogavam. Hoje para mim o Futsal é uma paixão.
saomateus2005 - Como é que surgiu esta paixão?
TM: Sempre fui um pouco “Maria-rapaz”, pois só brincava com os meus irmãos, provavelmente porque as minhas irmãs eram bastante mais velhas do que eu. Lógico que os rapazes só querem jogar futebol e eu para poder brincar com eles tinha de jogar também.
saomateus2005 - És a guarda-redes do Futebol Clube da Madalena “A”… qual é a sensação?
TM: A sensação é boa quando corre bem, mas quando corre mal, na maioria das vezes, o guarda-redes é sempre o elo mais fraco (risos). A responsabilidade é grande, mas vale a pena.
saomateus2005 - Como consegues compatibilizar os treinos e os jogos com a vida familiar? E com os estudos?
TM: Por vezes é complicado, pois também tenho marido e filho, mas quando se gosta, e a vontade é grande, arranjamos sempre tempo para tudo. Sempre estudei depois do meu filho adormecer, pois antes é impossível, por isso nesse aspecto é fácil conciliar.
saomateus2005 - Se tivesses que eleger o teu melhor momento desportivo qual seria? E o menos bom?
TM: O meu melhor momento desportivo foi quando ganhámos os torneios de São Jorge, Monte e Criação Velha, no Verão de 2007. O momento menos bom foi quando sofremos uma inesperada derrota contra o Madalena “B” na cidade da Horta.
saomateus2005 - Quais são os principais objectivos do Madalena “A” para esta época?
TM: Para além de ganharmos mais prática e mais companheirismo, o nosso maior objectivo é vencermos alguns jogos às equipas do Faial. O que vai ser difícil porque elas já praticam esta modalidade há muito tempo e treinam o ano inteiro.
saomateus2005 - Que conselho darias às jovens que agora se iniciam no Futsal?
TM: Que não abandonem a modalidade na primeira vez que encontrarem um obstáculo, pois o desporto é saudável para o corpo e para a mente.
saomateus2005 - Como analisas a evolução do Futsal Feminino no Pico?
TM: Penso que tem evoluído bem, pois antes era impensável para as mulheres praticarem futebol. Contudo, creio que é possível desenvolver esta modalidade ainda mais. Talvez esta nova Liga de Futsal Feminino, criada pela Associação de Futebol da Horta, faça despertar a atenção de outros clubes.
saomateus2005 - Qual é a grande diferença, na tua opinião, entre o Futsal feminino e o masculino?
TM: Em primeiro lugar existe o tal raciocínio que o futebol é um desporto exclusivamente masculino (só para homens de barba rija). Porém, acho que as mulheres deveriam tentar, ainda mais, combater este tipo de pensamento, quiçá, demonstrando o que valem dentro das quatro linhas. Se é que já não o fazem.
saomateus2005 - Queres deixar alguma mensagem para todos os acompanhantes da modalidade?
TM: Que apoiem as equipas de Futsal Feminino da nossa ilha. Que encorajem as vossas mulheres e as vossas filhas para a prática da modalidade. E, claro, que apareçam no Pavilhão da Escola Cardeal Costa Nunes, todos os domingos em que houver jogos, para nos apoiarem e para verem que também nós sabemos jogar. E o mais importante é que não jogamos por dinheiro, mas sim por amor à camisola que envergamos.
No comments:
Post a Comment