19 May, 2010

Agricultura do Pico é um Exemplo de “Evolução Positiva”

Foto: Sandra Amaral (Direitos Reservados)
3º LUGAR NO CONCURSO DE FOTOGRAFIA DA FEIRA AGRO-PECUÁRIA DA ILHA DO PICO 2010.


A edição de 2010 da Feira Agropecuária do Pico foi uma boa ocasião para realçar as capacidades produtivas da ilha, as suas potencialidades na agro-pecuária e na diversificação como a vitivinicultura, floricultura, fruticultura e na apicultura.

Na cerimónia de abertura do certame que decorreu no parque Matos Souto na Piedade entre 7 e 9 do corrente mês, o secretário regional da Agricultura e Florestas (SRAF) realçou a evolução positiva da agricultura picarota em todas as suas capacidades produtivas ao nível qualitativo e do empenho dos seus produtores.

Na ocasião, Noé Rodrigues adiantou que um dos grandes desafios do certame passa por “aprimorar a sua capacidade organizacional e desenvolver um trabalho conjunto para melhorar a qualidade genética valorizando o efectivo e os produtos de origem animal e retribuir de uma forma mais generosa o trabalho agrícola que é realizado pelos agricultores”.

A iniciativa serviu igualmente para promover um encontro anual entre os agricultores e as famílias, bem como a promoção e valorização dos produtos, avaliando-se os melhores, nos mais diversos concursos, com o intuito de contribuir para o progresso e para a modernização da actividade agrária da ilha.

O governante açoriano elogiou igualmente a melhoria verificada no sector agrícola da ilha do longo dos últimos anos, considerando que o Pico “tem sido um exemplo de evolução positiva” em todas as suas actividades, na qualidade do que se tem produzido e principalmente na competência dos seus agricultores.

Para Noé Rodrigues a Feira Agro-Pecuária do Pico, é sinónimo da “grande capacidade de mobilização que os agricultores e os seus dirigentes têm para unir as suas energias, reagir às adversidades e vencer com sucesso os novos desafios”.

O SRAF mostrou, por outro lado, o desejo de que este espírito empreendedor seja contagiante a todas as demais organizações da economia regional “fazendo todas elas, um esforço para vencer os novos desafios e colocar a Região na senda do desenvolvimento sustentado”.

A edição de 2010 da Feira Agropecuária concedeu particular atenção aos sectores do leite e da carne oferecendo uma mostra mais concreta da produção leiteira com um concurso de aptidão e com um concurso de bovinos da raça Ramo Grande e de gado bovino de aptidão de carne (ver resultados abaixo).

O encontro de carácter anual foi igualmente direccionado aos mais pequenos, com a realização de diversas acções pedagógicas e didácticas com o intuito de cativar a atenção para o sector da agricultura.

No comments: