23 September, 2008

Fotografias - São Mateus do alto da Gingeira




Fotografias: Sandra Amaral (Direitos Reservados)

Fotografias - A Igreja de São Mateus




Fotografias: Sandra Amaral (Direitos Reservados)

Evangelho segundo São Mateus 20, 1-16a

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos a seguinte parábola: «O reino dos Céus pode comparar-se a um pro­prie­tário, que saiu muito cedo a contratar trabalhadores para a sua vinha. Ajustou com eles um denário por dia e mandou-os para a sua vinha. Saiu a meia-manhã, viu outros que estavam na praça ociosos e disse-lhes: ‘Ide vós também para a minha vinha e dar-vos-ei o que for justo’. E eles foram. Voltou a sair, por volta do meio-dia e pelas três horas da tarde, e fez o mesmo. Saindo ao cair da tarde, encontrou ainda outros que estavam parados e disse-lhes: ‘Porque ficais aqui todo o dia sem trabalhar?’. Eles responderam-lhe: ‘Ninguém nos contratou’. Ele disse-lhes: ‘Ide vós também para a minha vinha’. Ao anoitecer, o dono da vinha disse ao capataz: «Chama os trabalhadores e paga-lhes o salário, a começar pelos últimos e a acabar nos primeiros’. Vieram os do entardecer e receberam um denário cada um. Quando vieram os primeiros, julgaram que iam receber mais, mas receberam também um denário cada um. Depois de o terem recebido, começaram a murmurar contra o proprietário, dizen­do: ‘Estes últimos trabalharam só uma hora e deste-lhes a mesma paga que a nós, que suportámos o peso do dia e o calor’. Mas o proprietário respondeu a um deles: ‘Amigo, em nada te prejudico. Não foi um denário que ajustaste comigo? Leva o que é teu e segue o teu caminho. Eu quero dar a este último tanto como a ti. Não me será permitido fazer o que quero do que é meu? Ou serão maus os teus olhos porque eu sou bom?’. Assim, os últimos serão os primei­ros e os primeiros serão os últimos».

Fotografias - Vinha sobre Pedra





Fotografias: Sandra Amaral (Direitos Reservados)

22 September, 2008

A Felicidade Exige Valentia


"Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes mas, não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo, e posso evitar que ela vá à falência. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um "não". É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..."


(Fernando Pessoa)

Frases Famosas


Platão (427 a.C. - 347 a.C.) disse:

"A única moeda verdadeiramente boa e pela qual convém trocar todas as restantes é a sabedoria."
"Cometer injustiças é pior que sofrê-las."
"Uma vida não questionada não merece ser vivida."
"Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz."

Liberdade


Não temas velha princesa

Em perder tua guarida,

Pois nunca te repudiará a realeza

A que foste vendida.


Não te preocupes com a fraternidade

Nem com o falso ou verdadeiro.

Quem manda é o dinheiro

Que vende e compra a verdade.


Mas deixa que te diga Liberdade,

Doce e carcomida princesa,

Que perdeste toda a beleza


E até a utópica igualdade.

Podes até ter uma nobre natureza,

Mas nunca serás uma realidade.


Pensamento


"O segredo para viver em paz com todos consiste na arte de compreender cada um segundo a sua individualidade."


(Federico Luis Jahn)

20 September, 2008

Louvado seja Deus!


NOTÍCIA DE ÚLTIMA HORA

As profecias de fim de mundo têm sempre um atractivo especial. São muitos os que dizem que quando o mundo estiver prestes a terminar acontecerão eventos inimagináveis, até mesmo às cabeças mais criativas. Pois é, vem isto a propósito do acontecido, na manhã do dia de ontem, na freguesia de São Mateus, lugar da Ginjeira, quando um indivíduo encarapuçado entrou na residência habitada por três idosos e usou e abusou de violência física contra dois deles (somente contra dois porque um deles não se encontrava em casa). Ao que parece, e segundo as minhas fontes, o encarapuçado agrediu violentamente na cabeça o Senhor Manuel “Serafim” – apelido pelo qual são conhecidos os velhotes – com uma pedra que trazia dentro de um saco de plástico, deixando-o a sangrar e inanimado no chão da cozinha. Em seguida dirigiu-se para o quarto de cama onde se encontrava a Senhora Teófila, irmã do Senhor Manuel e que se encontra acamada há algum tempo devido a doença prolongada, e amordaçou-a com fita adesiva. Após estas atrocidades, ainda procurou pela casa o dinheiro que os velhotes possuíam e levou-o consigo. Ao que parece era muito dinheiro, pelo menos na minha perspectiva.
Louvado seja Deus, como é possível que uma coisa destas aconteça na “nossa” freguesia em plena luz do dia?
Não sei. Talvez a única justificativa que tenha para vos dar, é que realmente o fim do mundo deve estar muito, mas mesmo muito próximo.

E que assim seja!

NOTA: A Polícia de Segurança Pública da Madalena foi chamada ao local, reuniu as provas deixadas pelo indivíduo encarapuçado, ouviu o depoimento das vítimas, e agora encontra-se a investigar o caso.

19 September, 2008

Inaugurado o Pavilhão dos Desportos


Candelária Sport Clube concretiza ambição antiga.

O governo açoriano pretende dar continuidade ao investimento no desenvolvimento desportivo para conseguir aumentar o número de praticantes na Região.
A intenção foi anunciada no passado dia 5 por Carlos César durante a cerimónia de inauguração do Pavilhão dos Desportos da Candelária. Segundo o presidente do Governo os investimentos vão prosseguir com o intuito de dotar com instalações próprias os maiores clubes açorianos, que tenham demonstrado, de forma sustentada, a sua capacidade de realizar actividade desportiva relevante.
Com esse apoio o executivo pretende aumentar o número de atletas federados. Actualmente existem nos Açores 20.414 atletas federados, o que representa 8,44 por cento população açoriana e 13,43 por cento da população da ilha do Pico. Nos desportos colectivos existem 47 equipas a participar em campeonatos, incluindo as séries nacionais constituídas apenas por equipas açorianas, registando, com satisfação, que 60 por cento dos atletas que integram essas equipas são formados nos Açores.
Outra prioridade governamental anunciada por Carlos César é o alargamento dos quadros competitivos regionais dos escalões de formação, bem como a criação de centros de treino para a alta competição, apoio à formação especializada dos recursos humanos do desporto e melhoria das condições de acesso e apoio à alta competição.
Durante a cerimónia o chefe do executivo elogiou ainda o trabalho desenvolvido nos últimos anos pelo Candelária Sport Clube e lembrou que o novo pavilhão será fundamental para a formação de jovens atletas e para a competição ao mais alto nível: “A estas instalações fica associada a responsabilidade de continuar a aposta na formação desportiva dos jovens açorianos, dando-lhes a possibilidade de virem a integrar as equipas seniores, contribuindo, assim, para uma maior identificação da comunidade local e da região com o clube”.
Jorge Rodrigues, presidente da Câmara da Madalena, realçou, por seu turno, a importância do novo pavilhão, sublinhando que a estrutura vai permitir encarar o futuro com uma “nova perspectiva” de desenvolvimento desportivo. Rodrigues não escondeu o seu “orgulho” por liderar um concelho com boas estruturas desportivas, realçando que a Câmara está atenta às necessidades das suas instituições e, por isso, vai continuar a trabalhar para dar resposta às exigências.
(...)
Hernâni Jorge, dirigente do Candelária, mostrou-se “feliz por gerir um clube ganhador, trabalhador que honra os seus compromissos e que passa a dispor de um valioso património, que permite perspectivar um futuro risonho e cheio de êxitos”.

David Silva Borges, In. www.ilhamaior.com

Ilha do Pico - Açores