19 September, 2008

Inaugurado o Pavilhão dos Desportos


Candelária Sport Clube concretiza ambição antiga.

O governo açoriano pretende dar continuidade ao investimento no desenvolvimento desportivo para conseguir aumentar o número de praticantes na Região.
A intenção foi anunciada no passado dia 5 por Carlos César durante a cerimónia de inauguração do Pavilhão dos Desportos da Candelária. Segundo o presidente do Governo os investimentos vão prosseguir com o intuito de dotar com instalações próprias os maiores clubes açorianos, que tenham demonstrado, de forma sustentada, a sua capacidade de realizar actividade desportiva relevante.
Com esse apoio o executivo pretende aumentar o número de atletas federados. Actualmente existem nos Açores 20.414 atletas federados, o que representa 8,44 por cento população açoriana e 13,43 por cento da população da ilha do Pico. Nos desportos colectivos existem 47 equipas a participar em campeonatos, incluindo as séries nacionais constituídas apenas por equipas açorianas, registando, com satisfação, que 60 por cento dos atletas que integram essas equipas são formados nos Açores.
Outra prioridade governamental anunciada por Carlos César é o alargamento dos quadros competitivos regionais dos escalões de formação, bem como a criação de centros de treino para a alta competição, apoio à formação especializada dos recursos humanos do desporto e melhoria das condições de acesso e apoio à alta competição.
Durante a cerimónia o chefe do executivo elogiou ainda o trabalho desenvolvido nos últimos anos pelo Candelária Sport Clube e lembrou que o novo pavilhão será fundamental para a formação de jovens atletas e para a competição ao mais alto nível: “A estas instalações fica associada a responsabilidade de continuar a aposta na formação desportiva dos jovens açorianos, dando-lhes a possibilidade de virem a integrar as equipas seniores, contribuindo, assim, para uma maior identificação da comunidade local e da região com o clube”.
Jorge Rodrigues, presidente da Câmara da Madalena, realçou, por seu turno, a importância do novo pavilhão, sublinhando que a estrutura vai permitir encarar o futuro com uma “nova perspectiva” de desenvolvimento desportivo. Rodrigues não escondeu o seu “orgulho” por liderar um concelho com boas estruturas desportivas, realçando que a Câmara está atenta às necessidades das suas instituições e, por isso, vai continuar a trabalhar para dar resposta às exigências.
(...)
Hernâni Jorge, dirigente do Candelária, mostrou-se “feliz por gerir um clube ganhador, trabalhador que honra os seus compromissos e que passa a dispor de um valioso património, que permite perspectivar um futuro risonho e cheio de êxitos”.

David Silva Borges, In. www.ilhamaior.com

No comments: