06 March, 2008

Um péssimo serviço na freguesia de São Mateus


"A freguesia de São Mateus está indignada."

"Muitas coisas existem por aí, e talvez também por outros lados, que nem o diabo entende. Esta, dizem os que habitam esta terra, nem belzebu, o também chamado mafarrico, pensaria urdir.
No entanto, o Centro de Prestações Pecuniárias da Horta, numa diabólica decisão, sabe-se lá porquê, baseada em quê, à custa de quê ou para quê — e poderíamos continuar com muitas outras coisas acabadas em quê— decidiu rarear a abertura dos seus serviços nesta freguesia.
Numa primeira fase, acharam os Serviços da Segurança Social que duas vezes por semana seria mais do que necessário para atender a população desta terra.
Agora, e não contentes com a genialidade atrofiada da primeira decisão, tomaram a nobre iniciativa de escassear ainda mais as tais visitas. Neste momento, meus senhores, os Nobres Serviços apenas funcionam duas vezes por mês! Até ver, só até ver.
Perplexos com toda esta trama, analisámos a situação. Qual será a estratégia adoptada?
Levar daqui os Serviços e centralizá-los acolá? Mas porquê? Morreram muitos aqui e nasceram cargas acolá? Nós não demos por isso. E quem precisa, vai daqui para acolá?
E continuámos a pensar.
Conclusão? Nenhuma. Lógica? Também não vemos nenhuma.
A população desta freguesia merece uma explicação plausível do que aqui se passa.
Existem Serviços que são fundamentais para a boa prática da cidadania. Não nos tirem essa possibilidade.
Na razoabilidade das decisões assenta a confiança das gentes naqueles que se assumem como governantes para o bem-estar das populações.
E já agora, para quem tiver em mente alguma dúvida, um Balcão RIAC não contempla todo um conjunto de serviços essenciais que se centram na área dos Serviços de Segurança Social.
Isto nem ao diabo lembra.
Porque será que alguém se lembrou?..."


Hélder Goulart, In. Jornal Ilha Maior

No comments: