27 December, 2007

Balanços...


No fim do ano somos atropelados por balanços. Pelos nossos, pessoais e intransmissíveis, e pelos dos outros, que pedem conselhos e ideias porque é no dia 1 de Janeiro, e nem um minuto depois, que vão mudar radicalmente a sua vida. Faça chuva ou faça sol.
Balanços com prazos e hora marcada nem sempre resultam. Basta, como dizia Fernando Pessoa, que uma constipação tome conta do nosso cérebro, para espirrarmos até à metafísica, e não adiantarmos nada às decisões que tomámos num dia em que transbordávamos de saúde e energia. Mas os balanços, em si, são uma arma útil, para irmos corrigindo percursos, e percebermos que vamos a tempo de alterar o rumo, antes que seja tarde de mais.
Assim sendo, o saomateus2005 vai fazer, em seguida, um breve balanço sobre os (10+) e os (10–) deste ano que está a chegar ao fim.

E os (10+) são:

1. Mais um ano e mais uma soberba Corrida dos Reis. Imensos Atletas de renome internacional e, claro, a sempre “nossa” Rosa Mota.
2. Subida do Boavista de São Mateus à 3ª Divisão da Série Açores e reconstrução do novo Estádio Municipal Bom Jesus.
3. Regresso dos jogos do Boavista a São Mateus. “O bom filho à casa torna”.
4. Alargamento e pavimentação dos caminhos secundários da nossa freguesia. “Se não podes realizar grandes coisas, podes pelo menos fazer pequenas coisas com grandeza.”
5. Teatro de Natal da Escola Primária de São Mateus. É sempre excepcional ver as crianças actuarem nestas ocasiões.
6. Grupo Folclórico das crianças da Escola Primária de São Mateus. Inédito e muito bem conseguido. É nossa obrigação agradecer aos professores e ensaiadores.
7. Lançamento do DVD do Grupo Folclórico e Etnográfico “Ilha Morena” da Casa do Povo de São Mateus. “Dar o exemplo não é a melhor maneira de influenciar os outros. - É a única.”
8. O saomateus2005 fez 2 anos. E está de pedra e cal. “A bravura provém do sangue, a coragem provém do pensamento.”
9. I Regata Botes Baleeiros Terra do Bom Jesus. “A glória é tanto mais tardia quanto mais duradoura há de ser, porque todo o fruto delicioso amadurece lentamente.”
10. Festa do Senhor Bom Jesus Milagroso. Rios de pessoas inundaram os caminhos de São Mateus na busca religiosa que este dia consagra.

E os (10–) são:

1. À tal entrevista sobre a Corrida dos Reis que não me foi concedida, e que ainda hoje não percebi o porquê de tal decisão. Talvez pró ano…
2. O Miradouro da Pontinha teima em não ser acabado. Talvez pró ano…
3. Nadar este ano na Piscina foi impensável. Talvez pró ano…
4. Depositar resíduos sólidos em tudo o quanto é lado ainda é um hábito na nossa terra. Talvez pró ano…
5. O Boavista, simplesmente, não aposta em novas modalidades desportivas. Talvez pró ano…
6. À falta de um posto de abastecimento de combustível em São Mateus. Talvez pró ano…
7. À inexistência de um anexo na Escola Primária de São Mateus para a prática de actividades desportivas e lúdicas. Talvez pró ano…
8. Trabalhar em véspera de Natal, à chuva e, ainda por cima, numa Instituição Pública devia ser proibido por lei. Talvez pró ano…
9. Aos comentários maldosos e insustentáveis sobre tudo e todos. Talvez pró ano…
10. À inexplicável e constante censura a este Blog. Talvez pró ano…


Talvez pró ano a coisa mude. Os votos do saomateus2005 para o próximo ano são que os (10+) continuem e que os (10–) alterem o seu rumo, até porque ainda há tempo.

E que assim seja!

1 comment:

Anonymous said...

ESSA CABEÇA NÃO PÁRA. BEM VISTO. TB AXO O MSM DOS + E -.
;-)