18 September, 2007

A Leitura é um Prazer

Estimados amigos quem me conhece sabe, à priori, que sou uma mulher de gostos simples. Nunca ambiciono o impossível, quando o possível está aqui mesmo, na palma da minha mão, nunca sonho com aquilo que não tenho, sonho sim, e imensas vezes, com aquilo que tenho. Sou, acima de tudo, apaixonada por pessoas e por objectos que me fazem sorrir todos os dias, mesmo quando não tenho motivos, nem vontade para o fazer.
Uma das minhas grandes paixões sempre foi os livros. Não faço ideia como é que isso aconteceu. Paixão, ninguém explica. Só que a paixão pelos livros, ao contrário das outras, é incurável. Não muda. Dura a vida inteira.
Em verdade vos digo que, actualmente, faço questão em semear esse vírus da paixão pelos livros. Procuro contagiar o maior número de pessoas, especialmente as crianças e os adolescentes. Digo sempre que uma boa leitura muda a forma de todas as criaturas encararem a vida. A leitura abre horizontes inesperados. Os três mosqueteiros, de Alexandre Dumas, e o Dom Quixote, de Miguel de Cervantes, são um mundo sem fim. Dá até vontade de ser um personagem. Sempre presenteei os meus filhos e os meus grandes amigos – aqueles do peito – com livros. Hoje, e infelizmente, a leitura é encarada por inúmeros jovens como algo aborrecido, até porque não dá para “abanar o capacete”. E o pior é que não existe receita para tirar das suas cabeças este pensamento, deveras, infeliz. Todavia, para mim um dos princípios básicos da leitura é o prazer.

Assim sendo, e como há uns dias a minha amiga Teresa incentivou-me a participar num desafio intitulado “Os 10 dos Livros da Minha Vida”, cá vão eles.

1. A Casa dos Espíritos “Isabel Allende”
2. O Confessor “Daniel Silva”
3. A Filha da Minha Melhor Amiga “Dorothy Koomson”
4. O Último Papa “Luís Miguel Rocha”
5. Vai Onde te Leva o Coração “Susanna Tamaro”
6. O Evangelho Segundo Jesus Cristo “José Saramago”
7. Jornada de África “Manuel Alegre”
8. Em Nome de Deus “ David Yallop”
9. Os Heróis e o Medo “Magalhães Pinto”
10.Paula “Isabel Allende”


NOTA: Tenho, li, adorei e recomendo.

1 comment:

theresia said...

Obrigado Sandra. Alguns dos livros que referes tenho e já os li, os outros vou fazê-lo em breve.