31 December, 2006

Feliz Ano Novo

"A tua única obrigação durante toda a tua existência é seres verdadeiro para contigo próprio."

(Richard Bach)

28 December, 2006

Pensamento do Dia


"O perfume sempre perdura na mão que oferece a rosa."


(Halda Béjar)

22 December, 2006

A minha Deusa

CRISTINA LOPES AMARAL

Cada vez mais perto


Cada vez mais e mais perto

É a distância que quero chegar

Sentir o calor do teu rosto

E ver o brilho do teu olhar



Cada vez mais e mais perto

Junto do teu coração

Viver perigosamente

Essa nossa nova paixão



Cada vez mais e mais perto

Aqui ou em qualquer lugar

Estarei pensando em ti

Não deixarei de te amar



Cada vez mais e mais perto

Da minha Deusa eu quero estar

Poder tê-la nos meus braços

E eternamente me apaixonar...

Corrida dos Reis volta a animar São Mateus


"A décima sétima edição da Corrida dos Reis vai estar na estrada no próximo dia 21 de Janeiro.
Inserida no calendário Nacional de Estrada e Corta-Mato, a prova organizada pela Associação de Atletismo do Pico, vai contar com os nomes principais do atletismo nacional e vai voltar a apostar num vasto programa social.
À semelhança do que aconteceu no ano passado os atletas participantes na Corrida dos Reis vão chegar ao Pico num voo extraordinário da TAP agendado para o dia 20 de Janeiro."


In. Jornal Ilha Maior de 14 de Dezembro de 2006

17 December, 2006

Portugal também vai ter um dia 11


Nove anos depois, no dia 11 de Fevereiro de 2007, o referendo sobre a despenalização do aborto volta à sociedade portuguesa. Depois do dia 11 de Setembro nos Estados Unidos da América e do dia 11 de Março em Espanha, Portugal também vai ter direito ao seu dia 11. No fundo o tema é o mesmo: violência e morte.


"O direito à vida não deveria comportar discussões nem ser objecto de polémicas, pois representa o mais sagrado direito do homem: o direito de existir. Todos os demais direitos, direito à saúde, direito à propriedade, direito a ter e criar filhos, direito de se expressar etc., são decorrentes do direito que o homem tem de nascer."


(Prof. Humberto L. Vieira)

15 December, 2006

+ & -



Sinal +

+ A mim (risos) por ter aumentado a população habitacional da freguesia de São Mateus com o nascimento da minha menina – Cristina Lopes Amaral – no passado dia 3 do corrente mês às 14 horas e 43 minutos.

+ À Junta de Freguesia de São Mateus pelas obras realizadas, durante os derradeiros meses, em prol do desenvolvimento e do embelezamento da nossa povoação.


+ À Direcção da Casa do Povo de São Mateus pela organização do Dia das Montras. E, sobretudo, por ter ideado a nobre iniciativa de, pela primeira vez e com a coadjuvação de inúmeras crianças da Escola Primária de São Mateus e não só, compor presépios ao vivo.

+ Aos professores da Escola Primária de São Mateus, pela composição da excepcional peça de teatro com que as nossas crianças nos presentearam no passado dia 13 do corrente mês. E a todas as crianças que magnificamente galgaram o palco, e sem receios, actuaram admiravelmente.


+ Ao José António, Lisete e Cristina pela confecção do guarda-roupa e dos acessórios do teatro, dignos de um Óscar de Hollywood.

+ A todos aqueles que estiveram envolvidos na iluminação natalícia da freguesia.


Sinal –

- À falta de algumas fotografias e nomes de crianças, que também e tão bem actuaram no teatro da Escola, e que não constavam no sublime PowerPoint inaugural. Não é que estava eu, ainda debilitada pela cesariana de que fui alvo há poucos dias, com a minha máquina fotográfica analógica, artilhada com a lente de 300 (longo alcance), preparada para disparar assim que o retrato e o nome do meu menino figurasse no painel, e nada. Nada vezes nada. Posteriormente, houve alguém que teve o cuidado de me informar que só estavam mencionadas algumas crianças pois não havia tempo de apresentá-las todas. Compreendi, todavia, ainda assim creio que ou se mencionava o nome e correspondente foto de todos ou então de nenhum. E, para finalizar, interrogo-me e interrogo o estimado leitor: como é que foi efectuada essa triagem?

- Ao lixo abundantemente depositado, por criaturas de fraco espírito e pérfido sentido de limpeza, no sopé do cabeço das relvas. A continuar desta forma, mais dia, menos dia, temos uma lixeira a céu aberto em São Mateus (quiçá como aquela que havia há uns anos em São João) – É pá! Cum catano! Vai buscar!

14 December, 2006

Natal - Época de Amor

"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, sou como um bronze que soa, ou como um címbalo que tine. E ainda que eu tivesse o dom da profecia e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e tivesse toda a fé, até ao ponto de transportar montanhas, se não tivesse amor, não seria nada. E, ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e entregasse o meu corpo para ser queimado, se não tivesse amor, nada me aproveitaria."
(Carta de S. Paulo aos Coríntios)