29 September, 2006

Vale a pena recordar!




"Entrevista sobre a festa do Bote em S. Mateus do Pico



Que significado teve para si este dia?



José Silveira Jorge (Ex-Baleeiro)
A primeira coisa foi as lágrimas que vieram aos olhos, lembrei-me do meu irmão, também marinheiro do bote, que morreu no mar, em 1980.
Foi um dia de festa, um dia para recordar as velhas recordações.
No dia em que se apanhava uma baleia este porto também ficava cheio de gente como hoje. Tive um acidente grande na caça à baleia, fui mordido por um cachalote na zona da barriga, naquela altura era o arpeador.



José Ávila Simas (Ex-Baleeiro)
Fiquei muito satisfeito, se tivesse bom tempo ia mais um pouco ao mar no bote.
É um bom bote, mas só é possível verificar melhor em competição com outro bote para vermos quem tira vantagem.



Rosa Garcia (Ex-Presidente da Junta de Freguesia de São Mateus)
Hoje foi um grande dia, por era uma grande expiração do povo de São Mateus ter um bote baleeiro. São Mateus era a única freguesia do concelho da Madalena onde existia uma Sociedade Baleeira de São Mateus e onde se praticou a caça à baleia.
Este processo vem de 10 a 12 anos. Os botes de São Mateus eram o “Pontinha”, “Ginjeira”, o “Maria Alice”, o “Castelete”, o “Curiano”, “Zulmira”, só consegui o “Maria Pequena”. O “Castelete” encontra-se no Clube Naval de São Roque, o “Pontinha” desapareceu, o Ginjeira não se sabe onde se encontra.
A minha intenção após adquirir este bote foi mudar-lhe o nome, no nome será Pontinha, pois tem mais história na freguesia, em homenagem ao baleeiro que morreu e vivia na Pontinha, na Ginjeira.
O futuro deste bote, serão as regatas um desporto náutico, tendo em vista a participação em regatas não muito distantes já este Verão, sobretudo na regata das Lajes e Horta."



In. Jornal Ilha Maior de 17 de Junho de 2005




PERGUNTA DO DIA (PARA COMENTAR)

Será que a Senhora Rosa Garcia, Ex-Presidente da Junta de Freguesia de São Mateus, já foi ressarcida do dinheiro que gentilmente emprestou à “sua” Junta para a compra do supra mencionado bote?

18 September, 2006

Até que enfim!


"São Mateus, Bandeiras e Candelária com cobertura total de rede móvel ainda este ano."
"O Secretário Regional da Habitação e Equipamentos, anunciou, melhorias na cobertura de rede de comunicações móveis na ilha do Pico, garantindo, o desaparecimento de “algumas zonas sombra” como São Mateus, Bandeiras e Candelária.
José Contente, com base em informações disponibilizadas ao Governo Regional, afirmou que até ao final do ano serão colocados novos equipamentos e antenas naquelas três freguesias que resolverão o problema.
O titular da pasta acrescentou, ainda, que o executivo continuará a exigir à ANACOM e às operadoras que noutras ilhas, como S. Jorge e Flores, invistam nessa área fundamental, não só ao nível das acessibilidades, mas também em termos de segurança."
Fonte: Rádio Pico

Antes prevenir ...


A SIDA é um problema do qual todos devemos ter consciência; seja homem, mulher, ou cão!

07 September, 2006

Partidos e Quebrados

Um partido político pode ser definido como um grupo de cidadãos com relações ideológicas e com os mesmos fins políticos. São a unidade básica das estruturas políticas da maioria das democracias do mundo actual. Esta é a definição mais comum existente, mas do ponto de vista das ciências sociais existem outras descrições.
Os partidos políticos são um dos principais temas de estudo da ciência política. Diversos sociólogos e cientistas políticos dedicaram estudos ao tema dos partidos políticos. Entre eles evidenciam-se os trabalhos de
Ostrogorsky, Robert Michels, Maurice Duverger, Max Weber e Nildo Viana. Segundo Nildo Viana, os partidos políticos são organizações burocráticas que se assentam na ideologia da representação e possuem como propósito avassalar o poder, além de serem expressões de classes sociais, particularmente das classes sociais superiores. Robert Michels apresenta uma tese semelhante "lei férrea da oligarquia", todavia, a diferença entre estes dois autores está no facto de que Michels, influenciado por Weber, considera que o predomínio burocrático nos partidos políticos - inclusive os socialistas – ocorre por uma necessidade técnica, enquanto que Viana considera que isso é derivado de um complexo processo social e político que dá origem à expansão de uma nova classe social, a burocracia, sendo a burocracia partidária uma fracção desta classe social.
Em verdade vos digo que muitos foram os comentários que recebi aquando do meu ponto de interrogação (?) para classificar o partido político com o qual me associo.
Enquanto esses comentários, pouco dignos, somente falavam sobre a minha pessoa, sobre a minha alegada falta de carácter e sobre supostas ameaças de pancada “ainda te vais arrepender do ke escreves quando levares uns tokes”, não fiz caso, embora muitas foram as vezes em que me apeteceu responder usando as mesmas palavras que o Presidente da Junta de Freguesia de São Mateus, Paulo Machado, utilizou no comentário ao artigo Posição Radical de 25 de Julho de 2006, “…estou à vossa disposição, SEM MÁSCARA, SEM MEDO, em qualquer lugar, a qualquer hora, …”. Contudo, quando esses comentários envolvem outras vidas, outras pessoas e outros nomes, aí pára o barco que já é demais.
Fui e, actualmente, ainda sou acusada de ser amiga da secretária da junta. Caríssimos leitores, de facto sou amiga da secretária, mas da minha, pois é sobre ela que passo inúmeras horas de insónias insuportáveis. Garanto-vos que a secretária não é da junta e tenho o recibo da Bel’Arte para comprová-lo. Como já referi num artigo anterior, a secretária é cinzenta e não rosa. E, imperiosamente, tenho que vos dizer que a marca da secretária não é PS, mas sim CORTAL.
Depois destas breves explicações já sinto a alma mais leve, …, já posso descansar em paz.
Finalizando, devo acrescentar a este texto explicativo que a única razão pela qual coloquei o tal ponto de interrogação, foi única e exclusivamente por não me identificar com partidos nem com quebrados. É verdade que nunca falhei nenhum acto eleitoral, mas quando lá vou marcar a minha cruzinha, faço-o em consciência e marco-a pensando na pessoa que se está a candidatar e não no partido político que esta representa.

E que assim seja!

06 September, 2006

Competições Europeias de Hóquei em Patins



"Candelária Sport Clube defronta os suíços do Roll Hockey Club Uri, na pré-eliminatória da Taça CERS."

"Realizou-se este fim-de-semana na França, o sorteio das competições europeias de clubes de hóquei em patins, com o Candelária Sport Clube a defrontar os suíços do Roll Hockey Club Uri, na pré-eliminatória da Taça CERS.
Segundo informação da página do Candelária, o primeiro jogo será no Pico a 4 de Novembro, com os picarotos a rumarem à Suíça quinze dias depois.
Caso o Candelária vença a pré-eliminatória jogará novamente com uma equipa helvética nos oitavos-de-final.
Para a Liga do Campeões a Juventude de Viana joga com os italianos, na pré-eliminatória, enquanto o Porto e o Óquei de Barcelos - qualificados directamente para a primeira eliminatória - defrontam, os franceses La Vendenne e o vencedor do jogo Genéve (Suíça) - Coutras (França)."
2006-09-04
Fonte: Rádio Pico