30 December, 2005

O que é a Democracia?

Já que, ultimamente, a população de São Mateus tem demonstrado bastante interesse na política local e, principalmente, nos membros eleitos para a Assembleia da Junta de Freguesia de São Mateus. Quero hoje aqui, conjuntamente convosco, refletir um pouco sobre o que significa a democracia, uma vez que vivemos num país democrático.
Democracia vem da palavra grega “demos” que significa povo. Nas democracias, é o povo quem detém o poder soberano sobre o poder legislativo e o executivo. Embora existam pequenas diferenças nas várias democracias, certos princípios e práticas distinguem o governo democrático de outras formas de governo.
Democracia é o governo no qual o poder e a responsabilidade cívica são exercidos por todos os cidadãos, diretamente ou através dos seus representantes livremente eleitos.
Democracia é um conjunto de princípios e práticas que protegem a liberdade humana; é a institucionalização da liberdade.
A democracia baseia-se nos princípios do governo da maioria associados aos direitos individuais e das minorias. Todas as democracias, embora respeitem a vontade da maioria, protegem escrupulosamente os direitos fundamentais dos indivíduos e das minorias.
As democracias protegem de governos centrais muito poderosos e fazem a descentralização do governo a nível regional e local, entendendo que o governo local deve ser tão acessível e receptivo às pessoas quanto possível.
As democracias entendem que uma das suas principais funções é proteger direitos humanos fundamentais como a liberdade de expressão e de religião; o direito a protecção legal igual; e a oportunidade de organizar e participar plenamente na vida política, económica e cultural da sociedade.
As democracias conduzem regularmente eleições livres e justas, abertas a todos os cidadãos. As eleições numa democracia não podem ser fachadas atrás das quais se escondem ditadores ou um partido único, mas verdadeiras competições pelo apoio do povo.
A democracia sujeita os governos ao Estado de Direito e assegura que todos os cidadãos recebam a mesma protecção legal e que os seus direitos sejam protegidos pelo sistema judiciário.
As democracias são diversificadas, refletindo a vida política, social e cultural de cada país. As democracias baseiam-se em princípios fundamentais e não em práticas uniformes.
Os cidadãos numa democracia não têm apenas direitos, têm o dever de participar no sistema político que, por seu lado, protege os seus direitos e as suas liberdades.
As sociedades democráticas estão empenhadas nos valores da tolerância, da cooperação e do compromisso. As democracias reconhecem que chegar a um consenso requer compromisso e que isto nem sempre é realizável. Nas palavras de Mahatma Gandhi, “a intolerância é em si uma forma de violência e um obstáculo ao desenvolvimento do verdadeiro espírito democrático”.
"Não devemos dar demasiada atenção ao que os críticos dizem. Nunca foi erguida uma estátua em honra de um crítico."
(Sibelius)

Ilha do Pico - O Paraíso na Terra

29 December, 2005

Pensamentos IV - A Essência da Vida

Encontro-me na sala de estar, adjacente à cozinha, as divisórias estão coloridas de branco e, às mesmas, vinculei moderados ornatos com fotografias do meu gracioso e valiosíssimo infante; a torneá-las está um exíguo sofá amarelo escuro com estampados esverdeados, fronteiro a este está, astuciosamente, colocado um móvel de madeira sobre o qual tenho alguns mecanismos audiovisuais (televisor, radiofonia, etc. …), livros, brochuras e alguns apetrechos ornamentais; ao centro está assente uma mesa onde repousa um harmonioso e decorativo arranjo floral que me foi oferecido, já nem sei por quem, nem porquê. Sentei-me no sofá com o meu menino que estava, há muito, sôfrego para visionar aos seus desenhos animados predilectos, julgo que se chamam Digimons, mas não tenho a certeza, contudo sei que são uns minúsculos e espirituosos monstros que, com a coadjuvação de arrojados miúdos, tudo fazem em prol da humanidade. Assistimos os dois durante, mais ou menos, uma hora. Nesse conciso ensejo, depreendi que sou intensamente afortunada. Por lacónicos momentos penetrei na minha cabeça, na minha alma, no meu coração e, actualmente, considero que efectivei todos os meus sonhos e todas as minhas fantasias de mocidade.
Presentemente, sei que consegui corporalizar a totalidade dos meus devaneios, manifestamente todos, já que quando alcançamos uma utopia, prontamente nos aflora outra ainda mais inexequível que a totalidade daquelas que realizámos até então e, nesse ápice entramos, uma vez mais, num desafio de incalculável e singular descoberta.
Revejo a minha vida, a universalidade do que consegui avassalar e apreendo que usufruo daquilo que sempre quis usufruir: uma afectuosa família, um exímio lar, notáveis amigos, distintos empregadores, extraordinários camaradas de profissão e um grandioso ofício.
Sou feliz e, sinceramente, arbítrio para que todas as criaturas, deste universo e de todos os semelhantes, consigam um dia sentir o que nesta ocasião sinto, pois tenho a cristalina e fiel crença que não há nada mais sublime do que a exultação de sentirmos que somos deveras felizes.
E que assim continue a ser!
"A melhor maneira de se ser feliz é contribuir para a felicidade dos outros."
(Confúcio)

Pensamentos III - O Enigma Católico

A religião católica, hegemónica até alguns anos atrás, está perdendo fidedignos para outras congregações, nomeadamente para as protestantes/evangélicas. E o desfecho desse decurso pode ser, posteriormente, uma sociedade mais diferenciada. Não desfruto de grandes conhecimentos sobre a Religião Católica, mas considero que a Congregação para a Doutrina da Fé que o novo Papa comandou, nos últimos vinte e quatro anos, é uma espécie de neta da "Santa" Inquisição; isso não dá muita segurança a pessoas que vêem a Igreja e a Fé com olhos de Século XXI.
Na verdade vos digo que os meus conhecimentos sobre este tema são míseros, porém esse facto alguma vez impediu alguém, sobretudo eu, de usufruir e abonar a minha despretensiosa concepção sobre seja o que for? Não sou propagandista, mas simpatizante, e como incessantemente digo: fui disciplinada na religião católica e fui-me afastando, provavelmente por falta de fé, mas interesso-me pelas religiões desiguais, porque entendo que todas as que são pela caridade, pela benevolência e reverência pelo próximo são dignas e meritórias de reverência.
O Criador Omnipotente, se existe, é uno, mas cada doutrina o reconhece de um modo diferente, como se fosse um mesmo panorama visto por pintores dissemelhantes.O imprescindível é não fazer o mal a nenhuma criatura, fazer-se o bem quando se puder e encarar o Pontífice como se fosse um Presidente: pode ser ele que ocupa tão prestigiada posição, mas quem faz a pátria, útil ou pérfido, são também todos os distintos cidadãos; pelas palavras e pelas acções de todos os dias, com ou sem incumbência, com ou sem soberania e autoridade.
Considero que a religião católica está figurada e assente no cognome de Cristo, mas dificilmente se erguerá sobre os desígnios de Jesus. Basta olhar para o estilo de vida dos representantes dessa religião.
O Papa vive grandiosamente, cingido por riqueza e criados, e tem a sua comodidade afiançada até à aposentadoria. O que é que aconteceu à mensagem de Jesus sobre o homem rico e a sua comprometida entrada no paraíso?
A Igreja Católica é um dos estados mais ricos do mundo, pelo menos a nível de património, entretanto, é sustentado pelas populações mais áridas. O que se passou com a mensagem de Jesus sobre a partilha dos bens?
A Igreja Católica, assente na palavra de Jesus, usa ameaças extremas para controlar as suas massas. Excomunhão é uma entrega directa do ser ao fogo do Inferno. E a mensagem de Jesus sobre o Perdão? E a mensagem de Jesus sobre aquele que nunca pecou que atire a primeira pedra?
E que assim seja!
"Para falar ao vento bastam quatro palavras; para falar ao coração são necessárias obras."
(Padre António Vieira)

São Mateus - Rua Paço Branco

22 December, 2005

Quadra Natalícia

Estando nós em época natalícia não deveria existir magia no ar? Haver mais compreensão, mais carinho e fraternidade? Não deveria ser um período de pouco consumo, de inexistentes preconceitos e formalidades, de darmos um pouco mais atenção a outro tipo de valores como a ajuda ao próximo, a amizade, o amor e a bondade entre outros?!
Na vila da Madalena, multidões acorrem às mais diferentes lojas afim de comprar uma prendita para a mãe, pai, tia, avó, primo, vizinho, cão, gato, peixinho dourado, entre mil outros.
O encantamento da quadra natalícia começa, moderadamente, a desaparecer. O consumismo, ano após ano, conquista um período que tinha a incumbência de primar pela tranquilidade, gáudio, união e júbilo. Inversamente a felicidade das pessoas é manifestamente harmónica à quantidade de oferendas arrecadadas. As crianças comportam-se como módicos prodigiosos e fazem imensas obstinações somente porque auferiam inferior porção de prendas que nos anos precedentes. Os indivíduos vivem o consumismo libertino porque deparam que têm que ofertar um presente que esteja à celsitude do ser que o vai receber.
Profundamente me interrogo, o Deus Menino não nasceu numa gruta, não foi em palha que esteve estendido espoliado de toda a opulência, tendo, somente, a companhia de sua mãe, de seu pai terrestre, de um burro e de uma vaca que lhe propiciaram algum regalo ao aquecê-lo?
Nesse caso, para quê tamanha correria às compras para deleitar os que vão adquirir as ditas dádivas?
Não deveria um sentido e vivido «Feliz Natal» comprazer os demais?

O meu mais sincero desejo



Desejo à minha família, principalmente ao meu querido irmão, José Carlos Lopes, que embora estando longe está sempre presente no meu pensamento e coração, aos meus amigos, a todos os leitores do meu blog e a todos os habitantes de São Mateus e Campo Raso um Santo Natal e um Própero Ano repleto de felicidade, saúde e amor.
"Não devemos permitir que alguém saia de nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz."
(Madre Teresa de Calcutá)

Junta de Freguesia de São Mateus edita Boletim Informativo


Ontem, 21 de Dezembro de 2005, a Junta de Freguesia de São Mateus editou o primeiro número do seu Boletim Informativo.

20 December, 2005

Excepcional Amigo

Ao meu excepcional amigo Dr. José Carlos Garcia, pai recentemente, pela sublime amizade, pelo voto de confiança, pelo incentivo que me facultou na edificação deste blog e na publicação dos meus humildes textos e, particularmente, por ter acreditado em mim quando mais ninguém o fez.
Bem haja!


"Acima de tudo, na vida, temos necessidade de alguém que nos obrigue a realizar aquilo de que somos capazes. É este o papel da amizade."
(Emerson)

Pico - Ilha de Agricultores

Ilha do Pico

18 December, 2005

Agrupamento 1219 de Escuteiros de São Mateus

Olho para o relógio de formato arredondado, de coloração prateada e com mostrador azul-marinho que tenho no firme pulso canhoto e os ponteiros, também de pigmentação prateada, mostram-me que são, rigorosamente, vinte horas e cinquenta e oito minutos do anoitecer.
Estou sentada numa consistente e estável cadeira de ferro lácteo e descaída contra a mesa de madeira polida e pigmentada da cozinha; tenho defronte a mim um copo de leite que apinhei há escassos minutos, ingeri um pouco, mas o leite pareceu-me ter um paladar amargoso.
Pousado em cima da mesa, tenho o Jornal “Ilha Maior” que foi difundido na pretérita sexta-feira e, ao lê-lo, deparei com um exíguo artigo redigido pela minha querida e prezada amiga, um ano mais velha do que eu, Laura Isabel Serpa sobre o terceiro Aniversário do Agrupamento 1219 de Escuteiros de São Mateus.
Como é óbvio tenho, imperiosamente, que congratular todos os indivíduos que pertencem ao Agrupamento pelos sumptuosos três anos de existência.
Embora e sabendo que algumas criaturas exteriorizam o antagónico, considero que colectividades como o Agrupamento 1219 de Escuteiros e a Filarmónica Lira de São Mateus são uma mais valia para a nossa povoação e, quiçá, para todas as pessoas que nela habitam.

11 December, 2005

Candelária Sport Clube


Hoje, tenho que vos expressar o meu contentamento particular conectado à nossa contígua freguesia da Candelária e ao seu grupo desportivo que se sacrifica pelo hóquei em patins.
Actualmente, julgo ser sabido pela nossa sociedade que o Governo Regional decidiu, finalmente, atribuir o estatuto de Utilidade Pública ao “Candelária Sport Clube”, identificando os resultados, salientes na Região e no País, conquistados pelos desportistas deste agrupamento desportivo da nossa digna ilha do Pico que se devota, em absoluto, ao hóquei em patins.

Alicerçado em Janeiro de 1990, o “Candelária Sport Clube” estima cerca de cem patinadores nas suas escolas de patinagem, nos escalões federados – infantis, iniciados, juniores e seniores.

Na mensagem em que o Presidente do Governo Regional, Carlos César, declara a Utilidade Pública do “Candelária Sport Clube”, sedeada na povoação da Candelária, destaca, juntamente, a sua contribuição para o aperfeiçoamento dos associados, através do incitamento de “valores como a disciplina, responsabilidade e sã convivência em grupo” e releva, ainda, a função realizada na propagação do hábito desportivo e na efectivação sócio-cultural da comunidade genérica.

“Há que tornar a ungir os cavalos guerreiros e levar a luta até ao fim; porque quem nunca descansa, quem com o coração e o sangue pensa em conseguir o impossível, esse triunfa.”
(I Ching)

09 December, 2005

Gravidez na Adolescência


"Como nascem os bebés?" Esta interrogação pertence à história do diálogo entre pais e filhos de todas as gerações.
A humanidade vem assistindo a um torrente afluxo de mães demasiado jovens que engravidam numa fase em que deveriam estar desenvolvendo algumas competências emocionais e cognitivas.
A gravidez na adolescência tem vindo a engrandecer aterradoramente no nosso país e na nossa ilha. Actualmente são vastíssimas as jovens concebendo filhos. Na verdade, são crianças gerando bebés.
É terminante ter em consideração que há uma valorização desmesurada do erotismo infantil e juvenil, algo que se vê quotidianamente na televisão, no cinema e na música.
Além disso, numerosos pais não conferenciam com os seus descendentes sobre sexualidade, adoptando uma postura retraída e cobarde, quando deveriam dialogar veramente sobre os distintos ângulos do tema e orientar os seus filhos sobre os métodos contraceptivos, alertando-os sobre os perigos de doenças sexualmente transmissíveis e falando da angústia em relação a uma iniciação sexual prematura e as sequelas de uma gravidez na adolescência.
É essencial evocar que há uma incidência maior de crianças prematuras nascidas de mães com idade inferior ou igual a dezasseis anos, comparadas às nascidas de mães com idade superior a vinte anos.
É conjuntamente importante citar que as donzelas, sentindo-se coagidas e hostilizadas pelas suas famílias, tendem a camuflar a gravidez, evitando a deglutição de alimentos e comprometendo, dessa forma, o peso do vindouro bebé, cooperando, inclusivamente, para o irromper de problemas neurológicos na criança (epilepsia, deficiência mental etc.).
A gravidez na adolescência é um titânico salto no escuro, não só para a criança que vai nascer, mas também para a futura mãe. As perspectivas de vida dessa imatura adolescente começam a fechar, embargando a sua “inserção” profissional.
O problema da gravidez na adolescência é complexo e carece ser debatido exaustivamente, reavaliado e repensado por pais, educadores e médicos. O auxílio ao adolescente é primordial custe o que custar.

Vinha das Casas

05 December, 2005

Corrida dos Reis - São Mateus



A Corrida dos Reis é sem irresolução o maior acontecimento desportivo dos Açores, não só pelas características próprias que a definem, mas também porque é uma prova de Grau Nacional da Federação Portuguesa de Atletismo.Esta prova de atletismo estreou-se em 1991 e realiza-se todos os anos no terceiro fim-de-semana do mês de Janeiro.A Associação de Atletismo da Ilha do Pico como instituição organizadora conta com a cooperação do Serviço de Educação Física e Desporto do Pico e do INATEL.Devido ao acréscimo do número de participantes de ano para ano, é com intensa dificuldade que a organização consegue todos os apoios essenciais para alcançar com sucesso esta acção.
Este evento já tem uma dimensão nacional e internacional e nele participam atletas de várias ilhas dos Açores, Madeira, Continente e Estrangeiro. Portugal, Espanha, Bélgica, Quénia, Rússia, Ucrânia, França e Brasil foram já os países com atletas presentes. Há, similarmente, que mencionar a participação, todos os anos, de grandes nomes do atletismo nacional e internacional.Nesta prova já estiveram presentes atletas, que outrora elevaram a bandeira portuguesa perante o Mundo, tais como: Fernando Mamede, Manuel Matias, Rosa Mota, Aurora Cunha, Fernanda Ribeiro, Dionísio Castro, Conceição Ferreira, Domingos Castro, Carlos Lopes, António Leitão e Manuela Machado.O primordial propósito da Corrida dos Reis é incrementar o gosto dos jovens pelo atletismo, facultando uma porção cada vez superior de atletas para a modalidade, fomentar a competição ao nível da participação de atletas açorianos, continentais e estrangeiros e fortalecer a actividade física e desportiva nas escolas.Para além do cariz desportivo, todos os atletas têm a possibilidade de conhecer a ilha e participar em momentos de camaradagem enquanto permanecem na nossa ilha.
Finalizando tenho imperiosamente que referir que a Corrida dos Reis é uma gigantesca etapa turística da nossa freguesia e da nossa ilha montanha que foi fundada e edificada pelo meu prezado e dedicado amigo António Carlos Maciel, a quem desde já congratulo pelo extraordinário, brilhante e magnifico feito.

03 December, 2005

Burguesia versus Povo

Um dos sintomas do atraso da nossa ilha é a aversão ao trabalho manual (e mesmo ao trabalho tout court) por parte de algumas pessoas que cá vivem. No universo das criaturas com acesso à instrução, esta aversão reflecte-se na arrogância com que os que se formaram (ou apenas tiveram a frequência) nas áreas ditas humanistas se tomam como depositários da cultura, em oposição aos que estudaram ou estudam em Escolas Profissionais, ou até mesmo em relação a todos aqueles que não tiveram a oportunidade de estudar, culturalmente ignaros. Uma retórica recheada alusão filosófica ou literária é cultura; discorrer sobre questões técnicas ou científicas é entediante e sintoma de vazio cultural. Carnot é despiciendo perante Rousseau; Niels Bohr ou F. Hayek perante Proust ou Sartre. A retórica, política e publicitária, julga irrelevantes a técnica e a ciência. Os números, em vez de nos levarem à verdade das coisas, levam-nos a abstracções perigosas, como o défice público, que não passa de um economicismo que visa a degradação dos trabalhadores, que só podem ser salvos por uma eloquência despojada de números e de dados científicos e técnicos.
O aparecimento das Universidades (e a posterior eclosão do Renascimento) veio suprir a urgência de saber que habilitassem a burguesia emergente a administrar os seus bens e a ampliar a sua cultura, todavia e, mesmo tendo estudado em universidades, alguns burgueses locais ainda têm imensas dificuldades em administrar os seus bens em comparação com o dito povo.
O caso assume proporções mais despropositadas com a assunção desses burgueses, que se intitulam de humanistas, quando o que se conhece publicamente das suas vertentes culturais, ou “humanistas”, é ter uma boa biblioteca, ser visto com muita gente do mundo cultural e ter apetência por frequentar ou estar associado à promoção de eventos culturais. Todavia não é suficiente ter uma boa biblioteca para se ser culto: também é preciso ter lido os livros. Não é suficiente conhecer e frequentar muita gente dos meios culturais: a cultura não se absorve por osmose.

"Nunca encontrei uma pessoa da qual não tivesse nada a aprender."

(A. de Vigny)

Ermida Nossa Senhora da Conceição - Porto de São Mateus

Vinhas da Pontinha

São Mateus (evangelista)


São Mateus, evangelista (מתי "Dom de Javé", Hebraico padrão e Vocalização de Tibérias Mattay; Grego da Septuaginta Ματθαιος, Matthaios) é considerado, pela tradição, o autor do Evangelho de Mateus. Era o filho de Alfeu e era publicano (ou cobrador de impostos) em Cafarnaum. Segundo o relato do evangelho, Jesus, depois de atravessar o lago, ao passar por ele, que estava a trabalhar na recolha dos impostos, disse-lhe: "Segue-me". Mateus levantou-se e seguiu-o, tornando-se num dos seus doze discípulos (Mateus 9:9).
O verdadeiro nome de Mateus era Levi.

São Mateus do Pico


02 December, 2005