05 December, 2005

Corrida dos Reis - São Mateus



A Corrida dos Reis é sem irresolução o maior acontecimento desportivo dos Açores, não só pelas características próprias que a definem, mas também porque é uma prova de Grau Nacional da Federação Portuguesa de Atletismo.Esta prova de atletismo estreou-se em 1991 e realiza-se todos os anos no terceiro fim-de-semana do mês de Janeiro.A Associação de Atletismo da Ilha do Pico como instituição organizadora conta com a cooperação do Serviço de Educação Física e Desporto do Pico e do INATEL.Devido ao acréscimo do número de participantes de ano para ano, é com intensa dificuldade que a organização consegue todos os apoios essenciais para alcançar com sucesso esta acção.
Este evento já tem uma dimensão nacional e internacional e nele participam atletas de várias ilhas dos Açores, Madeira, Continente e Estrangeiro. Portugal, Espanha, Bélgica, Quénia, Rússia, Ucrânia, França e Brasil foram já os países com atletas presentes. Há, similarmente, que mencionar a participação, todos os anos, de grandes nomes do atletismo nacional e internacional.Nesta prova já estiveram presentes atletas, que outrora elevaram a bandeira portuguesa perante o Mundo, tais como: Fernando Mamede, Manuel Matias, Rosa Mota, Aurora Cunha, Fernanda Ribeiro, Dionísio Castro, Conceição Ferreira, Domingos Castro, Carlos Lopes, António Leitão e Manuela Machado.O primordial propósito da Corrida dos Reis é incrementar o gosto dos jovens pelo atletismo, facultando uma porção cada vez superior de atletas para a modalidade, fomentar a competição ao nível da participação de atletas açorianos, continentais e estrangeiros e fortalecer a actividade física e desportiva nas escolas.Para além do cariz desportivo, todos os atletas têm a possibilidade de conhecer a ilha e participar em momentos de camaradagem enquanto permanecem na nossa ilha.
Finalizando tenho imperiosamente que referir que a Corrida dos Reis é uma gigantesca etapa turística da nossa freguesia e da nossa ilha montanha que foi fundada e edificada pelo meu prezado e dedicado amigo António Carlos Maciel, a quem desde já congratulo pelo extraordinário, brilhante e magnifico feito.

7 comments:

Anonymous said...

O Maciel merece por tudo o que tem feito por São Mateus.
Ainda bem que há alguém que fala bem de São Mateus e das pessoas em vez de falar mal como os outros fazem.
Parabéns pelo blog. Gosto muito do que escreve.

Anonymous said...

A Câmara Municipal da Madalena devia reconhecer o trabalho que o António Carlos tem feito pela freguesia de São Mateus e também pelo concelho da Madalena ao nível do desporto.

Anonymous said...

E porque é que a Junta de Freguesia de São Mateus não lhe presta essa homenagem? Seria um bom inicio de mandato, prestar homenagem ás pessoas que fizeram ou fazem alguma coisa por São Mateus.

Anonymous said...

...ou atribuir o nome do homem à nova rua que a Junta vai fazer ?!?!

Anonymous said...

E porque nao a antiga junta?!?!?!?
As obrigações não eram as mesmas?!?
Não trabalham todos pelo bem da nossa freguesia?

Anonymous said...

São sempre os mesmos a falar da Junta.
Já se esqueceram que a Junta foi eleita por vontade do povo, que estava cançado dos anteriores? (Não tentem afogar a vossa mágoa culpando a Junta por ter ganho as eleições).
Já se sequeceram que os anteriores estiveram lá mais de 20 anos e não prestaram a homenagem merecida ao Sr. Maciel?
Já se esqueceram que o tão badalado caminho era uma proposta comum do PS e do PSD para a freguesia? (no meu entender uma obra muito importante)
Deixem lá a Junta em paz para ver se conseguem tapar o enorme buraco financeiro que herdou.(sinceramente não lhes invejo a sorte).

Anonymous said...

Vivemos numa nação democrática e, por isso mesmo, temos que reconhecer a resolução maioritária dos habitantes da nossa freguesia.
Não vou argumentar sobre a Junta de Freguesia de São Mateus porque não sou a pessoa indicada para o fazer e seria contra os meus princípios adoptar tal atitude.
Gostaria somente de mencionar que considero, como já o disse, o Sr. António Carlos Maciel um indivíduo que tudo fez e tudo faz pela freguesia de São Mateus e, por isso mesmo, creio que cada um de nós tem, imperiosamente, que o reverenciar e enlevar.
Tenho dito!