30 April, 2008

Tradições Pecuárias


29 April, 2008

Mudança de Coroa do Espirito Santo

In. www.radiopico.com

Neve no Pico


In. www.radiopico.com

24 April, 2008

Conto Árabe sobre os Sonhos


Uma conhecida anedota árabe conta que um sultão sonhou que havia perdido todos os dentes. Logo que despertou, mandou chamar um adivinho para que interpretasse seu sonho.
- Que desgraça, senhor! - Exclamou o adivinho. - Cada dente caído representa a perda de um parente de vossa majestade.
- Mas que insolente - gritou o sultão, enfurecido. - Como te atreves a dizer-me semelhante coisa? Fora daqui!
Chamou os guardas e ordenou que lhe dessem cem açoites. Depois mandou que trouxessem outro adivinho e lhe contou sobre o sonho.
Este, após ouvir o sultão com atenção, disse-lhe:
- Excelso senhor! Grande felicidade vos está reservada. O sonho significa que haveis de sobreviver a todos os vossos parentes.
A fisionomia do sultão iluminou-se num sorriso, e ele mandou dar cem moedas de ouro ao segundo adivinho. E quando este saía do palácio, um dos cortesãos lhe disse admirado:
- Não é possível! A interpretação que você fez foi a mesma que o seu colega havia feito. Não entendo porque ao primeiro ele pagou com cem açoites e a você com cem moedas de ouro.
- Lembra-te meu amigo - respondeu o adivinho - que tudo depende da maneira de dizer... Um dos grandes desafios da humanidade é aprender a arte de comunicar-se. Da comunicação depende, muitas vezes, a felicidade ou a desgraça, a paz ou a guerra. Que a verdade deve ser dita em qualquer situação, não resta dúvida. Mas a forma com que ela é comunicada é que tem provocado, em alguns casos, grandes problemas.
A verdade pode ser comparada a uma pedra preciosa. Se a lançarmos no rosto de alguém pode ferir, provocando dor e revolta. Mas se a envolvemos em delicada embalagem e a oferecemos com ternura, certamente será aceite com facilidade.

A Verdadeira Fé


Um céptico perguntou a Devendranath Tagore:

- Sempre falas de Deus, mas tens provas da sua existência?

Devendranath apontou para uma luz:

- Sabes o que é isto?

- É uma luz - respondeu o céptico.

- Como sabes que é uma luz? - perguntou Devendranath.

- Eu a vejo, portanto, não há necessidade de prova.

- Então o mesmo se dá com a existência de Deus. Eu o vejo em mim, e fora de mim, eu o vejo dentro e através de cada coisa. Portanto, não há necessidade de prova.

E continuou:

- Enquanto a abelha se encontra no exterior das pétalas do lírio e não experimentou ainda a doçura do seu suco, ela plana em volta da flor e emite um zumbido. Mas, logo que ela penetra no seu interior; ela bebe silenciosamente o néctar. Quando alguém ainda estiver discutindo e especulando sobre uma doutrina e os dogmas religiosos, é porque ainda não experimentou o néctar da verdadeira fé. Por isso, faz silêncio e compreenderás! Onde o Espírito Eterno vem com a sua Luz, a nossa lâmpada terrestre já não é necessária. Pobres homens que crêem que as miseráveis lâmpadas do intelecto humano dão mais luz que o doce cintilar das estrelas divinas!

21 April, 2008

Campanha de Amizade


O blog Ilhas do Mar, da minha amiga Nanda, nomeou o São Mateus 2005 para a Campanha de Amizade. Agradeço e vou tentar cumprir com as regras.
Assim a minha nomeação vai para blogs de amigos reais e de amigos virtuais.














Agora as regras

Copie o selo aqui no blog ou no Gospel Gifs (http://gospel-gifs.zip.net), nomeie 10 blogs amigos e visite cada um deles avisando da nomeação. Se foi nomeado por alguém, passe adiante e visite os outros nove blogs que foram nomeados junto com você. Ao passar a campanha, pode copiar o texto acima ou criar o seu próprio texto. O importante é não esquecer de avisar onde se encontra o selo e de nomear os seus 10 blogs amigos.

14 April, 2008

Ilha do Pico - Açores - Portugal


In. www.radiopico.com

É por isto que precisamos de um Hospital!

In. http://www.radiopico.com/

NOTA: Vamos supor que uma qualquer mulher estava prestes a dar à luz, e que tinha de ser transferida para o Hospital da Horta neste preciso dia. Mas quem é a mulher que, no seu perfeito juízo, colocava o pé, e o resto do corpo, dentro daquele barco com o mar assim.
Em verdade vos digo que eu jamais o faria, até porque não tenho essa arrojada valentia.
Pelo amor de Deus, basta ter dois palmos de testa, e ver o vídeo acima, para compreender a urgência em edificar um Hospital na nossa ilha do Pico.

07 April, 2008

O Futuro

A continuidade do “saomateus2005” está assegurada!


Legenda da Foto: Cristina Lopes Amaral

04 April, 2008

In Memoriam: Dom Jose Vieira Alvernaz

Dom José Vieira Alvernaz nasceu na Ribeirinha do Pico a 5 de Fevereiro de 1898 e faleceu em Angra em 1986.
Foi reitor do seminário de Angra, dirigiu o Boletim da Diocese e colaborou com assiduidade no Diário "A União".
Em 1939 publicou a conferência "Quaresma e Semana Santa" (Notas Litúrgicas) que havia proferido em 1933 na sede da Associação Comercial de Angra.
O grande, apostólico e extraordinário Bispo-Missionário, Dom José Vieira Alvernaz partiu destas ilhas, à maneira dos portugueses de antanho, para dilatar a Fé e o Império Português.
Eram confusos os tempos e terrível destruição assolava a Humanidade, que estupefacta e horrorizada, assistia ao bárbaro embate de duas civilizações antagónicas.
Estava, então, vaga a diocese de Cochim, ao tempo pertencente ao Padroado Português do Oriente, nessa Índia revolta e misteriosa que, embora desejosa da sua emancipação, usufruía os derradeiros e pacíficos momentos da administração britânica.
Alma em fogo, na ânsia irreprimível de fazer muita cristandade, o senhor Dom José Alvernaz, repleto de uma muito pessoal e exemplar humildade que mais embelezava a sua excepcional e distinta personalidade – na lacuna de graves e complexos problemas sociais, económicos, políticos e até religiosos que teve de equacionar e solucionar – cedo evidenciou ao grande mundo os precatados dotes do seu coração gentilíssimo e da sua percepção fulminante apetrechada de hábil e erudita sabedoria
É também longa a norma elucidativa dos sacrifícios extraordinários desse indubitável Missionário do século XX que, primeiro em Cochim e ulteriormente em Goa, suportou com rígido heroísmo todas as adversidades para manter bem alto o esplendor de Cristo e o nome da Pátria. Herói e Santo nas paragens longínquas dessa parcela querida, que o feito imortal de Vasco da Gama trouxe para a Coroa e para a Comunidade portuguesa, o Senhor Patriarca Dom José Alvernaz não receou caminhar a pé e descalço em longa peregrinação de penitência ou dirigir o seu veículo até aos bairros pobres para, junto da multidão, levar com um pouco de alento material, o alimento espiritual da doutrina do Mestre Divino!
Sua Ex.ª o Senhor Arcebispo Dom José Vieira Alvernaz, Patriarca das Índias, Primaz do Oriente e Arcebispo de Goa, Damão e Diu foi um excepcional protector que encaminhou até à ilha do Pico, honra, glória e orgulho.

Tenho dito!
In. O Clero do Pico (Trabalho de Pesquisa realizado por mim e com a ajuda do meu tio, O Bispo Dom Arquíminio Rodrigues da Costa, em Junho de 1997, para a disciplina de Língua e Cultura Portuguesa).

02 April, 2008

Mau tempo chega ao grupo Central hoje à noite

Foto: Rádio Pico


O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) alertou para o agravamento do estado do tempo nas ilhas dos grupos Ocidental e Central, onde se prevê a ocorrência de aguaceiros por vezes fortes e trovoadas.
O mau tempo, provocado pela aproximação ao arquipélago de uma superfície frontal fria com actividade moderada a forte começou terça a afectar as ilhas dos Flores e do Corvo, alargando-se ao grupo Central a partir da noite de quarta-feira, adianta o SRPCBA, citando o Instituto de Meteorologia.
Face às previsões, a Protecção Civil recomenda a adopção das medidas habituais em situações desta natureza.