No Campo Raso, arrabalde da freguesia de Candelária, começou a erguer-se em Abril de 1980, a Ermida de Nossa Senhora Mãe da Igreja, após resolução tomada pelos principais do lugar em reunião presidida pelo pároco.
Para este fim e também para a sua futura manutenção, resolveram eleger uma Comissão Administrativa, ficando esta assim constituída: José Francisco de Freitas, presidente; Júlio de Matos, secretário; Liduino Inácio Goulart, tesoureiro; Daniel Francisco de Matos e Carlos Alberto Rodrigues Machado, vogais. Para a Assembleia Geral foram eleitos: Padre António Filipe Madruga, pároco – presidente nato; Eduino Goulart Amaral e Felicidade Garcia da Rosa, secretários.
O terreno para a sua construção e adro adjacente foi cedido gratuitamente por um filho da saudosa professora do Campo Raso, D. Cotilde Cândida Pereira, nomeadamente Manuel Rodrigues de Sousa. Também está incluída uma pequena faixa de terreno cedida, também gratuitamente, por José Garcia da Rosa, e igualmente por Francisco Joaquim Ferreira.
Fica situada na junção do caminho principal do campo raso com o do Barreiro, ao sul do pequeno largo onde em tempos existiu um chafariz.
A imagem da Titular foi oferta do pároco e primeiro presidente nato da Assembleia Geral, Padre António Filipe Madruga, que a obteve com as suas côngruas auferidas da Paróquia da Candelária. Foi benzida no dia 12 de Julho de 1980 e levada em procissão para a sua Ermida, onde houve Missa. No dia seguinte, domingo, celebrou-se pela primeira vez a festa na sua Ermida, ainda por acabar, com Missa cantada, sermão e procissão.
As despesas com a construção foram cobertas com as esmolas dos Irmãos e dos moradores do lugar, que também percorreram as freguesias da ilha do Pico angariando fundos para este fim; e as arrematações da festa têm contribuído bastante para a liquidação dos défices e aquisição do que falta. Na altura faltava sineira e bancada, agora apenas falta a sineira, pois até tem salão, cozinha, despensas e inclusivamente um Polidesportivo descoberto.
A inauguração oficial da Ermida com bênção litúrgica realizou-se no dia 11 de Julho de 1982.
A festa em honra de Nossa Senhora Mãe da Igreja é celebrada no segundo Domingo de Julho.
In. A Luz Vem do Basalto, José Carlos Costa
No comments:
Post a Comment