17 November, 2006

Manuel Pereira Furtado no Confessionário


Entrevista a Manuel Furtado, Presidente do Clube Boavista de São Mateus


Blog São Mateus – Sabe-se que é um adepto incondicional do Boavista. Quando nasceu esta ideia de avançar para a direcção do Clube?
Manuel Furtado:
Como é do conhecimento geral fiz parte dos Corpos Sociais do Clube Boavista de São Mateus na década de 80. Quando terminei o mandato pensei que tinha dado o meu contributo, e como tal não pensava voltar. Recentemente fui insistentemente convidado para me candidatar, dada a inexistência de pessoas motivadas para assumir a liderança do Clube. Após um mês de reflexão, conversas, troca de impressões e análises, acabei por aceitar.

Blog São Mateus – Foi fácil tomar essa decisão?
Manuel Furtado:
Foi difícil, e embora não me considere em situação de conflito interno, creio que, dada a minha vida profissional e a escassez de tempo para me dedicar, como pretendia, ao Clube, ainda não sei se terei optado pela melhor opção, dada a situação que vive o Boavista.

Blog São Mateus – Que projectos idealiza para o Boavista?
Manuel Furtado:
Fundamentalmente devolver o Boavista ao bom ambiente que possuiu e dignificá-lo, quer localmente quer além fronteiras, especialmente tendo em atenção a ilha do Pico. Os projectos de estabilização, engrandecimento do Clube e revitalização, passam por um conjunto de vontades, onde a envolvência de todos seja notória. O Clube não é propriedade dos seus dirigentes. Pertence à freguesia, porventura à ilha do Pico e integra-se num contexto regional.

Blog São Mateus – O início de época da equipa está dentro das suas expectativas?
Manuel Furtado:
No escalão sénior sim. O grupo de trabalho é excelente, e apesar das vicissitudes que sofreu e que são sempre geradoras de conflitos e atritos, a camaradagem, a amizade e a perfeita ligação com o Treinador e responsáveis, tem garantido que o ambiente de balneário seja o melhor possível, conduzindo a que os resultados tenham surgido.
Quanto aos escalões de Formação não poderemos dizer o mesmo, mas onde ressalta apenas como ponto negativo a falta de massa humana. É uma idade onde a juventude é facilmente seduzida por nomes sonantes de outros clubes e o Boavista tem sentido muita dificuldade no recrutamento de jogadores. No entanto o xadrez vai-se compondo, e espero que a curto prazo tudo esteja bem.

Blog São Mateus – Quais são os motivos pelos quais o Boavista não realiza os seus jogos no seu campo?
Manuel Furtado:
Como é conhecido, a colocação do sintético em São Mateus foi adjudicada em meados de 2005 à Firma Cruz Leal, que até agora não iniciou as obras. Não tem sido fácil encontrar uma resposta transparente para esta situação, que quanto a nós está já à margem da lei, face ao tempo que decorreu desde o concurso, e enquanto não houver solução, não será possível voltar a utilizar o campo.
Pretendemos no entanto, que rapidamente seja assumida a resposta correcta, pois caso não surja, com os inconvenientes que isso causa, vamos ter de voltar a usar o pelado de São Mateus.

Blog São Mateus – Contudo, a implantação de um relvado sintético no nosso estádio foi uma das principais promessas eleitorais, dos autarcas da Câmara Municipal da Madalena, que há muito deveria ter sido iniciada.
Manuel Furtado:
Creio que a resposta foi dada na pergunta anterior. Para nós, entendemos ser a dificuldade no financiamento da obra, pois outra situação não surge como realista no actual contexto, mas naturalmente que o adiar do início da obra, pode ser portadora de outras razões que nunca tenham sido devidamente clarificadas como seria nosso desejo.
É necessário não esquecer, que as campanhas eleitorais, terminam na ante véspera das eleições, e a partir de então nem tudo o que foi dito tem a consistência com o que inicialmente foi assumido.

Blog São Mateus – Outrora o Boavista foi um clube virado para várias modalidades (Hóquei, Corridas em Patins, …). Haverá alguma hipótese do nosso clube voltar a ter essas modalidades?
Manuel Furtado:
Ainda mantemos o Atletismo, havendo uma equipa que representa o Boavista permanentemente a nível País, e se encontra sedeada fora do Pico. As restantes modalidades, só podem voltar a revitalizar-se, caso o Clube crie uma dinâmica e uma estabilidade que a isso possibilite.

Blog São Mateus – O que se perspectiva agora como o seu maior desafio?
Manuel Furtado:
Estabilizar o Clube financeiramente, dignificar as instalações, através dos compromissos assumidos, proceder a alterações estatuárias que possibilitem o acesso à gestão do Clube por mais pessoas motivadas, e mantendo a actual estrutura humana, bem como os Grupos de Trabalho, que muito me honram, deixar que o sonho e a esperança nos conduzam com serenidade aos patamares a que o Boavista tem direito e possibilidade de acesso.

Blog São Mateus – Que mensagem quer deixar aos sócios e adeptos boavisteiros?
Manuel Furtado:
Que sintam o Clube presente como elemento da própria família. Sem eles, nada é possível. Será com a dádiva de todos, a sua partilha no tempo e no diálogo, especialmente participando nas decisões, com o seu esforço, empenhamento e sacrifício de uma presença contínua, que o Boavista deixará de ser um símbolo onde apenas o nome e as lições do passado marcam presença. Há que visionar o futuro dando ao Boavista o que desejaríamos que o futuro trouxesse para nós próprios: A certeza duma existência digna e repleta de reconhecimento pelos nossos adversários.

22 comments:

Anonymous said...

o furtado se fosse descreto nunca tinha se candidatado a presidente do boavista porque a conceição deixou o clube cheio de dividas. também a pagar balurdios aquela gentalha não iam longe não.

Blasfémia said...

O amor é cego.

Anonymous said...

A Conceição já devia era ter saido há muito tempo, não fez falta nenhuma, com o jeito de arrogante que tem

Anonymous said...

O amor é lindo...

Anonymous said...

Até a funcionária do Bar levava vida abaixo de cão

Blasfémia said...

Não seria "debaixo de cão"... ???
A língua portuguesa é do catano.

Anonymous said...

Viva à Conceicãozinha! Tão querida a piquena!
PS: Não falem do que não sabem, a São é boa rapariga...
Para sempre vossa...
Jaconda Morais das Tetas

Anonymous said...

A Conceição foi uma esploradora para com aqueles que trabalhavam para o clube.

Anonymous said...

Até a rapariga que trabalhou no Bar teve que pagar dinheiro da sua algibeira, que foi roubado nas instalações, sem ter tido nada com isso, isto é que se chama exploração.
Consta-se que nesse Clube todos tinham a chave, pensem lá o que quiserem

Anonymous said...

De boas aparências está o mundo cheio...mas elas enganam, como se costuma dizer

Anonymous said...

Como se costuma dizer, barco com muito mestre não chega a bom rumo.
Quando são muitos a mexer nas coisas no fim nunca dá certo, e foi o que se passou ali

Anonymous said...

As pessoas que se fazem mais do que são, no fundo não valem nada

Anonymous said...

Quem será que roubou o dinheiro no Boavista?

Anonymous said...

Essa história do roubo foi sempre muito mal contada. Aproveitaram-se da simplicidade da moça. P.Q.O.P.

Anonymous said...

Concerteza algum dos que o frequentava

Anonymous said...

Ela não tinha direito nenhum de ter pago o que os outros roubaram, mas a Senhora Presidente concerteza que a ponha no olho da rua, se ela recusasse
Exploração...exploração

Anonymous said...

O Boavista está no fundo, não sei se o Sr. Furtado vai conseguir levantá-lo. Quem será o culpado por esta situação?

Anonymous said...

Como é que uma senhora inteligente e mais discreta que ninguém deixou o Boavista neste estado?!
Aceitam-se respostas

Anonymous said...

Seus caloteiros acabem de pagar o que devem ao antigo massagista do clube e á empregada para puderem fazer as suas compras de Natal

Anonymous said...

Pelos vistos há quem sabe quem roubou o boavista! porque será que essa pessoa sabe?????

Anonymous said...

Ai ai esse massagista é que é um grande nome deste clube... o nosso adoravel motorista, massagista, cabeleireiro e agricultor. ao que isto chegou... batemos no fundo. se calhar o clube devia começar por escolher alguem qualificado para por de massagista senao ficam sem jogadores e nao levara muito tempo, alias eles ate ficam, mas n podem jogar... tao todos tortos...hi hi

Anonymous said...

Andam com o nariz bem levantado, o resto não interessa.
No lugar de pensarem só em luxo, pensassem mais nos outros.