05 October, 2006

A Falha Existiu




"Mulher de 42 anos morre após quatro dias perdida no ponto mais alto de Portugal."

"No dia 3 do corrente mês, pelas onze e quarenta e cinco minutos, a equipa de resgate dos Bombeiros Voluntários da Madalena encontrou já sem vida uma turista americana de 42 anos.


Segundo Manuel Furtado, Inspector da Protecção Civil “na sexta-feira às dez horas, véspera do último dia dos bombeiros na casa da montanha a turista americana fez o registo da sua subida”. Também nos referiu que a mulher “não desceu no sábado, até deixar-mos o nosso serviço lá, o que não era perfeitamente descabido… embora as condições meteorológica não fossem boas”.


Manuel Furtado declarou que “os Bombeiros só vieram a saber do desaparecimento durante a tarde do dia 2, e as buscas começaram logo pelas dezasseis horas durando até à noite e recomeçaram na manhã do dia 3 até o corpo ser localizado pelas onze e quarenta e cinco minutos no meio de mato na zona de São Mateus”·
Sobre a causa da morte, o inspector deu como grande probabilidade que a mulher tenha morrido de hipotermia.


“A falha existiu” – confessou o inspector da Protecção Civil –, contudo, sublinhou o facto da turista ter subido sem guia turístico e de ter sido informada das condições para a subida. Manuel Furtado também acusa um turista alemão, que avistou e conversou com a vítima no sábado à tarde, enquanto esta realizava a descida da montanha manifestando cansaço, de não ter informado os bombeiros da dificuldade da mulher na descida que não teve fim."
Fonte: Rádio Pico
Data: 2006-10-03


Perguntas do Dia (Para Comentar)

Porque será que a maioria das pessoas efectua a subida à montanha do Pico sem Guia Turístico?


A Casa de Apoio à Montanha do Pico – obra financiada pelo Governo Regional – já não deveria estar a funcionar em pleno e com gente qualificada (conhecedora da língua Inglesa, falada e escrita; possuidora do curso de Primeiros Socorros, vertente emergência médica; e, sobretudo, possuidora do curso de Guia à Montanha, com conhecimento prático da subida e não só teórico como é o caso de muitos) para o apoio a todos aqueles que sobem a Montanha com ou sem Guia, uma vez, e julgo ser do vosso conhecimento, que também existem Guias "Falsos Guias" que já lá se perderam?

Queridos leitores de facto “a falha existiu”, todavia, foi uma falha que custou a vida a uma jovem Senhora que tinha como único propósito apreciar a Montanha mais alta e mais bela de Portugal, segunda a minha modesta opinião, claro.
E que assim seja?

23 comments:

Anonymous said...

Já li qualquer coisa parecida em qualquer sítio.

Anonymous said...

Claro que a falha existiu
quem será culpado? Mas se os Bombeiros abandonaram o seu posto sabendo que a mulher ainda não tinha descido,e ainda mais, com as condições meteorológicas adversas, falharam e muito.
Um triste acontecimento que só veio dar má fama ao turismo no Pico
Ocha-lá que sirva de emenda para muitos

Anonymous said...

Foi triste o que aconteceu a esta turista Norte Americana.
A senhora foi "afoita" em ter tentado subir sozinha e sem guia. Não conhecia concerteza a montanha e quiz se aventurar. Mas mais alguém é culpado no meio disto tudo
1º As condições meteorológicas não permitiam a subida à montanha e os Bombeiros sabiam muito bem
2ºNão a deviam ter deixado subir sem guia
3º Já que deixaram deviam ter estado no seu posto para registar a descida da turista.
Isto que aconteceu não veio dar boa fama ao Pico e ao Turismo...Concerteza vai servir de emenda

Anonymous said...

Esperamos que o que aconteceu, não volte a acontecer e que sirva de exemplo para que muitos mudem a sua maneira de agir, em relação a estas subidas à montanha mais alta e mais bela de Portugal... o nosso "Pico".

Anonymous said...

A falha como diz existiu sim, e os culpados deviam ser punidos por isso, para que situações destas não voltem a acontecer
Não acham que tenho razão?

Anonymous said...

Concordo sim senhor... punição aos culpados

coimbra said...

E QUEM SÃO OS CULPADOS? SÃO OS GUIAS QUE LEVAM PREÇOS EXORBITANTES POR UMA SUBIDA. SÃO OS BOMBEIROS QUE NÃO CUMPRIRAM O SEU DEVER. FOI O TAL ALEMÃO QUE NÃO SE IMPORTOU COM A SENHORA.
AFINAL QUEM SÃO OS CULPADOS E QUEM É QUE SE VAI PUNIR POR ESTE ERRO MONUMENTAL QUE PODE PREJUDICAR E MUITO O TURISMO NO PICO.

Anonymous said...

Culpas,culpas...alguém as teve...mas pobre da sraª que morreu,pois os que cá ficaram vão continuar a fazer a sua vida e daqui a algum tempo já ninguém se lembra do que aconteceu...sempre foi assim,sempre assim será e não ia ser agora que as coisas iam mudar.

Credivel said...

Os Bombeiros demonstraram irresponsabilidade, mas é tipico...agora com o novo comandante as coisas devem ir "de vento em popa"(ironia)!O mal desta ilha é que substituem sempre os melhores pelos piores...em maior parte das situação...e depois acontece estas "coisas".
A senhora que faleceu na montanha deveria sofrer de aguma anomalia a nivel psiquico, é que não consigo interiorizar como foi possivel esta mulher arriscar-se desta maneira... A mulher também teve alguma culpa, mas os bombeiros demonstraram uma falta de responsabilidade extrema...Digo desde já se isto voltar a repetir processem os bombeiros...(é muito lindo andar com aquela farda, mas também é preciso ter responsabilidades e ser competente)!
Bem, não cabe a mim dizer quem é que está certo ou errado, nem a policia do pico, pelo que tem acontecido ultimamente.
[E ainda dizem que o Pico é uma ilha de "terceiro mundo"] Há menos movimento e cada vez mais tragédias...

Anonymous said...

Eu acho que já basta de falar da estrangeira, deviamos passar a outro assunto. Estamos à espera que a Sandra dê o pontapé de saída.

Pi said...

Pois Sandra devia levar pontapé (e não esta a que deixou a velha morrer)

Sei que ja estão a ser tomadas medidas judiciais e principais vizados são os BVM em principal os que se encontravam em serviço na fatidica noite.

A outra ainda acaba a fazer os mesmos serviços que fazia em coimbra, se bem me lembro ela era das de 7.5 contos, hoje de 37.5€

Anonymous said...

Então também o Sr. Pi já esperimentou os seus "bons serviços" em Coimbra. Tenha mas é vergonha na carar, e não abra tanto a boca para dizer asneira, que lhe pode entrar mosca p´ra dentro.

Anonymous said...

Ela (e outras)coitada andava prestando "serviços" para poder pagar os estudos, não a levo a mal...ah...ah...ah...
Tenho pena é de não ter sido também contemplado.

Contra Informação said...

Deixem-se desses comentários mesquinhos... e passem a outro assunto

Anonymous said...

Eu sei que este comentário não tem nada a ver com o assunto, mas onde será que anda o vigia do canto, será que emigrou, nunca mais se ouviu falar dele.
Regressa amigo Vigia, eu gostava dos teus comentários.

Vigia do Canto said...

então tás com saudades minhas. nao imigrei. tou sempre na freguesia a dar corda á rapaziada para eles se enforcarem. e tá kuase pk até já falam em pegar na trouxa e desistir.

Anonymous said...

Ochalá não te enforques tu,na tua própria corda...

Anonymous said...

O quê? Podes ser preso de influenciares os rapazes a se enforcarem, já pensaste nisso? Isso é crime.Mas...só para nós, eu também gostava que eles pegassem na trouxinha e desandassem.

Anonymous said...

O Vigia concerteza não se vai enforcar, acho que voçês estão mais próximos... Tenham mas é muito cuidadinho

Anonymous said...

Desde quando isso é crime? Deves ser muito parvinho,tu...se te enforcasses,isso chamar-se-ia suicidio,DAAAAHHHHH!!!!Influenciar seja lá quem for,seja lá do que for nunca foi crime.E porque queres tu que eles peguem nas trouxinhas e desandem?Também és daqueles que ficaram sem a chucha?

Anonymous said...

Nao gosto de escrever nestes blogs porque acho sinceramente que eles nao trazem nada de novo ou seja so servem pa denegrir a imagem de pessoas que nao tem nada a ver para aqui(o que acontece dia a dia). Será que essas pessoas vos encomodam tanto? Se incomodam , ignorem e nao estejam a dizer mal de pais e filhos que muito lutaram para conseguir dar algum estudo a estes, nao precisando estes de se prostituirem. Ponham a vossa mao na consciencia e falem daquilo que sabem e daquilo que veem e nao do que NUNCA ninguem viu porque simplesmente nao existiu. Apos uma analise a situação acho que de certa forma os bombeiros tiveram alguma culpa no que aconteceu. Agora, vcs sabem o k se passou? tiveram la? sabem quem e k tava de serviço? Entao façam uma coisa calem-se e nao digam barbaridades.
Agora aproveitarem noticias destas para chamarem outros nomes a quem de certeza vçs nao gostam é ordinário. De certeza que todos vos tem pais , irmaos, irmas, primos, etc agora digam-me, gostavam que ofendessem assim a vossa familia ou amigos sabendo que isto nao era verdade? Por favor. vao trabalhar que o vosso problema e falta de trabalho. Aproveitem estas oportunidades para fazer criticas construtivas. Se tiverem de atirar alguma coisa a cara de alguem ao menos sejam homens e mulheres e façam no pessoalmente. Ganhem essa coragem toda que voçes tem e FAÇAM -O PESSOALMENTE.

Anonymous said...

Es una gran desgracia que sucedan estos accidentes y otros,pero para evitar estos sucesos no es necesario el cerrar las montañas para que se suba obligatoriamente con guía, la montaña es libre, es preferible tener un equipo de rescate formado y preparado para actuar en las peores condicciones climatologicasy dar información de la zona para que tod@s aquellas personas que les encanta el montañismo sepan perfectamente por donde deben de ir. Así se las tiene más controladas. Lo que se consigue con los monopolios de los guías, sean titulados o no (en la mayoria de las ocasiones los lugareños no titulados conocen mejor la zona que los otros con toda su titulación). Es una humilde opinion de una persona que trabaja precisamente en el rescate en montaña.

Anonymous said...

hello saomateus2005.blogspot.com blogger found your website via Google but it was hard to find and I see you could have more visitors because there are not so many comments yet. I have found site which offer to dramatically increase traffic to your website http://xrumerservice.org they claim they managed to get close to 1000 visitors/day using their services you could also get lot more targeted traffic from search engines as you have now. I used their services and got significantly more visitors to my site. Hope this helps :) They offer search engine ranking tips seo rating backlink service backlink submitter Take care. steve